Fox, ESPN e Warner Bros. Discovery juntam-se para lançar serviço de streaming desportivo

Por a 7 de Fevereiro de 2024

A Fox Corporation, a Entertainment and Sports Programming Network (ESPN) da The Walt Disney Company e a Warner Bros. Discovery juntaram-se para criar uma plataforma de streaming desportivo, numa tentativa de atrair os telespetadores mais jovens, que tendencialmente substituíram a televisão por plataformas de entretenimento digitais. Espera-se que a joint-venture seja lançada este outono.

Os gigantes de media norte-americanos vão formar uma empresa comum para criar um novo serviço a partir da sua vasta carteira de direitos de transmissão de desportos profissionais e universitários, que abrange a NFL, a NBA, a MLB, a NHL o Campeonato do Mundo de Futebol e diversas ligas e torneios futebolísticos internacionais, a Fórmula 1, a UFC, Wimbledon e PGA, entre outros.

“Acreditamos que o serviço proporcionará aos fãs, fora do pacote tradicional, uma série de conteúdos desportivos fantásticos num único local”, refere Lachlan Murdoch, presidente executivo da Fox, em comunicado de imprensa.

O serviço concebido para dar aos telespectadores mais escolha e não prejudicar as redes desportivas já existentes, vai oferecer um pacote de programação completo que inclui canais de televisão, como a ESPN e a Turner Network Television (TNT), bem como conteúdos desportivos transmitidos em fluxo contínuo. Os assinantes terão a opção de o adquirir como parte de um pacote de streaming do Disney+, Hulu ou HBO Max.

A plataforma, que ainda não tem nome, será disponibilizada através de uma nova aplicação, afirmaram as empresas, acrescentando que terá uma nova marca e uma equipa de gestão independente. As três empresas serão proprietárias conjuntas da nova entidade, vão ter igual representação no conselho de administração e vão concordar em licenciar os seus conteúdos desportivos numa base não exclusiva.

O anúncio da nova empresa surge num momento em que os meios de comunicação tradicionais estão a contar com a passagem dos principais desportos, o último formato nos canais tradicionais que gera audiências e espetadores regulares, para os serviços de streaming.

A plataforma vai tirar partido do enorme mercado que está a ser criado para os serviços de streaming de desporto e oferece às empresas de comunicação social uma outra forma de rentabilizar direitos desportivos cada vez mais dispendiosos.

“Este novo serviço desportivo exemplifica a nossa capacidade, enquanto indústria, de impulsionar a inovação e de proporcionar aos consumidores mais escolha, prazer e valor, e estamos entusiasmados por o oferecer aos fãs do desporto”, afirma David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery.

Deixe aqui o seu comentário