Campanha da marca Ikea garante-lhe o 4º lugar no ranking da Marktest

Por a 6 de Fevereiro de 2024

Com outdoors que suscitaram risos, críticas e aplausos, a nova campanha da marca sueca permitiu-lhe ascender, pela primeira vez, desde que está em Portugal, ao top 5 de marcas mais recordadas, ocupando o 4º lugar,  de acordo com os resultados  do indicador de recordação de publicidade genérica trabalhado pela Marktest.

Para perceber o efeito desta campanha na notoriedade e recordação da Ikea, esclareça-se que no histórico de presença da marca em Portugal, a melhor posição jamais ocupada neste estudo ao longo de um ano inteiro foi o 17º lugar. E, em 2023, a marca ocupou o 47º lugar no ranking global de marcas mais recordadas pelos portugueses.

A criatividade que se inspirou na atualidade política lusa, assinada pela Uzina, gerou um buzz pouco antes visto nas redes sociais em Portugal, com dezenas de marcas concorrentes e não concorrentes a parodiar o claim inicial e centenas de utilizadores a comentar e discutir o assunto, originando até um aceso debate sobre a existência ou não de limites ao humor e à comunicação comercial.

Com esta campanha, a marca sueca conseguiu assim o feito de pertencer um top de notoriedade e recordação que tem sido ocupado de forma consistente pelas três principais operadoras de telecomunicações e por insígnias de distribuição alimentar como o Continente, Lidl e Pingo Doce, ou por marcas como a Worten e a Nike.

 

Deixe aqui o seu comentário