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M&P 951: Global Media e Especial Agências de Comunicação

Nesta edição, o destaque vai para o Global Media Group (GMG), grupo de media que procura atualmente um novo rumo. Para avaliarmos o presente e decidirmos o futuro, é importante […]

Cristina Dias Neves
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M&P 951: Global Media e Especial Agências de Comunicação

Nesta edição, o destaque vai para o Global Media Group (GMG), grupo de media que procura atualmente um novo rumo. Para avaliarmos o presente e decidirmos o futuro, é importante […]

Sobre o autor
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Nesta edição, o destaque vai para o Global Media Group (GMG), grupo de media que procura atualmente um novo rumo. Para avaliarmos o presente e decidirmos o futuro, é importante conhecer o passado e o que nos trouxe até aqui. Neste número, decidimos contar a história recente do GMG, que, com títulos como o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, a TSF, O Jogo, Evasões e Volta ao Mundo, faz parte do ADN da imprensa portuguesa.

Apresentamos também um dossiê sobre agências de comunicação. Analisamos os principais desafios que enfrentam, nomeadamente a explosão do digital e das redes sociais. A massificação e a diversificação do online veio revolucionar-lhes a atividade e o quotidiano, mas também lhes tem feito crescer a faturação.

Em ano de comemoração dos 20 anos da chegada a Portugal, o Rock in Rio Lisboa não celebra apenas esse aniversário este ano. Em paralelo com os 40 anos da marca, faz também a festa num novo espaço, o Parque Tejo. A mudança de localização exige um esforço de comunicação e promoção adicional. Em entrevista ao Meios & Publicidade, Luís Soares, diretor de marketing do festival, explica o que está a ser preparado e desvenda a estratégia promocional desta edição.

Em 2023, o investimento publicitário cresceu 9% em comparação com o ano anterior. A percentagem é avançada por um novo estudo nacional da IPG Mediabrands sobre o panorama dos media, um trabalho de investigação, repleto de indicadores reveladores, que o Meios & Publicidade revela em exclusivo.

Nesta edição, pode ainda ler um artigo sobre o valor dos babyboomers para as marcas. Os seniores de hoje são a geração com maior poder de compra, mas muitas marcas tendem a esquecê-lo(s), avança a Brandkey. Neste número, pode ainda descobrir qual a campanha publicitária que Ruben Barros, criativo da Judas, mais gostava de ter feito na rubrica “Como é que não me lembrei disto?”.

Um dos dois espaços de opinião é, neste número, assinado por Rudolfo Nobre, senior strategist da Fullsix, que escreve sobre o problema da comunicação do ativismo climático, um tema na ordem do dia. Em plena campanha eleitoral, Vítor Cunha, CEO da JLM&A, questiona a atualidade política.

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M&P 972: Entrevista a Pedro Baltazar (Nova Expressão) + Novo jornal PT50 + SIC

Inês Ramada Curto (Snack Content) e Marco Pacheco (BBDO) escrevem na Opinião. Aos 92 anos, a Sanjo está em expansão e fatura €2,5 milhões

Na edição 972 do M&P, Pedro Baltazar argumenta que “o negócio do Omnicom com o IPG dá o sinal de que o modelo de multinacional ou é maior ou não consegue as rentabilidades anteriores”. Em entrevista ao M&P, o presidente da Nova Expressão faz o balanço da internacionalização e da reorganização interna de plataformas digitais na agência de meios que lidera. A evolução das agências e dos meios de comunicação e os novos formatos emergentes são outros dos temas abordados na entrevista.

Com conteúdos distintivos e parcerias estratégicas, a SIC quer diversificar a oferta, fortalecer a informação e lançar novos programas. “A liderança não é uma obsessão para a SIC”, declara ao M&P Ricardo Costa, novo diretor de conteúdos da Impresa.

A propósito do lançamento da nova grelha de programação da SIC, o M&P foi falar com Ricardo Costa, que desde 6 de janeiro é também administrador da Impresa,  Bernardo Ferrão, diretor de informação da SIC, também desde 6 de janeiro, e Daniel Oliveira, diretor-geral de entretenimento da Impresa.

Há um novo jornal para profissionais da banca.  Fundado e dirigido por Cristina Dias Neves, o PT50 é detido pela Target Media, nova editora de publicações digitais para o setor profissional. Novo Banco e Millennium são os dois primeiros anunciantes.

O anúncio ‘Natal a meias’ da Calzedonia é o mais envolvente, entre as campanhas de Natal analisadas no estudo de neuromarketing da Wyperformance, desenvolvido em exclusivo para o M&P.

Aos 92 anos, a Sanjo vive uma fase de expansão com o lançamento de novos modelos e a aposta em marketing nas redes sociais. Em 2024 fatura €2,5 milhões, mais €200 mil do que em 2023.

Instagram ou Facebook? Como decidir onde investir? Escolher uma plataforma de redes sociais pelo conforto pessoal “é como fazer o menu de um restaurante só baseado nos nossos gostos, ignorando o que os clientes preferem”, escreve Inês Ramada Curto, codiretora executiva da Snack Content Portugal, na coluna Silicon Wood.

Na crónica Profissão: Idiota, Marco Pacheco, diretor criativo executivo da BBDO e escritor, escreve sobre “alguns pares de idiotas”.

Na rubrica de Portugal Para o Mundo, dedicada a profissionais expatriados, Rosa Carriço, presidente global da Kérastase – a viver em Paris há cerca de 20 anos – é a responsável pela estratégia de reposicionamento internacional da marca de cuidados capilares, que acaba de comemorar 60 anos.

Especialistas em tecnologia e media e representantes de empresas tecnológicas e de instituições públicas reúnem no Parque Ciência e Inovação de Aveiro, para debater a transformação digital nos media. A conferência ‘Convergência entre Media e Tecnologia’ é uma iniciativa do Aveiro Media Competence Center (AMCC).

 

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M&P 970: ‘Outdoor’ em ebulição + Renova em Madrid + Dossier Marketing de Desempenho

Miguel Moreira Rato e Pedro-Filipe Santos escrevem na opinião. Inês Rubio, da Ogilvy Singapura, é a protagonista do De Portugal Para o Mundo

Na edição 970, o M&P foi saber as posições dos líderes das empresas protagonistas das mais recentes movimentações no OOH, em relação aos temas que afetam o setor.
A Renova junta arte e cor numa ativação de marca em Madrid, que leva o papel higiénico preto e vermelho numa visita privada no museu Thyssen, orientada por obras de arte com estas cores. O objetivo da ativação para 30 convidados é “precisar um território de marca em Espanha, onde estamos há 25 anos”, explica Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, em declarações ao M&P, em Madrid.
Inês Rubio, da Ogilvy Singapura, é a protagonista da rubrica dedicada a profissionais expatriados, De Portugal Para o Mundo
Na coluna Silicon Wood, Pedro-Filipe Santos, sócio e codiretor executivo da Snack Content Portugal, questiona se o TikTok é mesmo o novo Google da geração Z.
Na opinião, Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, diz que quase todos concordam que o anúncio da Coca-Cola, feito inteiramente com IA, não é minimamente natalício.
Na crónica Profissão: Idiota, Marco Pacheco, diretor criativo executivo da BBDO e escritor, escreve que o ‘networker’ é um influenciador de si próprio: a única marca com a qual trabalha é ele mesmo.
O dossier especial é dedicado ao marketing de desempenho.
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