Marcas reagem à campanha da Ikea. Memes nas redes sociais também são muitos

Por a 25 de Janeiro de 2024

Foram muitas a marcas a reagir, nas redes sociais, à nova campanha publicitária da Ikea inspirada na atualidade política nacional, que, lançada ontem, se tornou viral em poucas horas. Além da Fnac e da Staples, Gato Preto, Moviflor, SAPO e Oscar também responderam com anúncios provocatórios. A alusão aos 75.800 € encontrados nos envelopes descobertos durante as buscas efetuadas, no âmbito da Operação Influencer, no escritório de Vítor Escária, na altura chefe de gabinete de António Costa, primeiro-ministro demissionário, é a que suscita mais reações.

“Mas alguém guarda isso na sala, Ikea?”, questiona a Staples, numa imagem com uma estante com material de escritório em fundo vermelho. “No Gato Preto, há um esconderijo melhor”, garante a marca de mobiliário e decoração portuguesa. “Cabe bem mais [do] que 75.800 € mas pode levá-lo por muito menos”, informou também a Moviflor na publicação que fez para promover o roupeiro Sirius Black. “Estantes há muitas, mas nada se compara à riqueza (cultural) das nossas”, reagiu também a Fnac.

A aplicação de reparações e serviços domésticos Oscar também partilhou uma fotografia da estante da Ikea, aproveitando a polémica para promover a campanha de 30% de desconto que tem em vigor até ao fim de janeiro. “O que ninguém diz é que sou eu quem monta, limpa e repara”, pode ler-se na imagem. O texto da publicação menciona, além da marca de mobiliário e decoração sueca, a Staples e o Gato Preto. A SDR foi outra das muitas empresas a procurar rentabilizar a viralidade da campanha. “Foi um dia animado. Passou num estante”, reagiu também o SAPO.

Nas redes sociais, entre críticas e (muitos) elogios à campanha da Ikea, multiplicam-se os memes, muitos deles inspirados na realidade política e partidária lusa. “O lugar perfeito para guardar os fachos” é a mensagem inscrita na fotografia de um escritório com um caixote do lixo Fniss da Ikea. “Sofá onde o Benfica e o Sporting vão assistir  à final da Taça da Liga”, com um sofá Meläo, é outro dos memes.

Nas últimas horas, foram conhecidas novas marcas, empresas e organizações a aproveitar a boleia da irreverente campanha publicitária com criatividade da Uzina que tem dado que falar. Além de insígnias internacionais como a Revolut, a Penguin Livros e a consultora imobiliária JLL, também a empresa biotecnológica portuguesa Inokem e a comunidade juvenil Uniarea embarcaram na onda. “Aposto que também gostavas de ganhar 75.800 €. Aqui podes”, escreveu o site de apostas Placard.pt na publicação que fez nas redes sociais ao fim da noite desta quarta-feira.