As sugestões de Natal de… Rafael Ribeiro, marketing manager da Starfoods

Por a 7 de Dezembro de 2023

Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de Rafael Ribeiro, marketing manager da Starfoods.

3 campanhas natalícias

A campanha do Lidl “A magical Christmas” e “Kevin and the Christmas factory” da Aldi figuram entre as que mais marcaram o marketeer nos últimos tempos. “Curiosamente, são as duas de grandes cadeias de supermercados e têm pormenores absolutamente deliciosos”, justifica.

“The world needs more santas”, “O mundo precisa de mais pais natais” na versão portuguesa, também entra na lista. “Continuamente, ano após ano, a Coca-Cola garante uma vez mais o selo de qualidade no sempre tão esperado spot publicitário de Natal, novamente com uma forte mensagem”, elogia.

3 podcasts

Bitalk. “É um dos podcasts que ouço com maior frequência. Aborda o ecossistema empreendedor nas mais variadas áreas e setores, com histórias e partilhas de negócios fantásticas que se desenrolam através de boas conversas sobre casos de sucesso e insucesso e até discussões com várias perspetivas possíveis de qual pode ser ou não o caminho para um futuro próximo em cada uma das áreas de negócio discutida”, esclarece.

O CEO é o Limite. “É outro dos meus podcasts de eleição, pois é uma ótima oportunidade de conhecer o percurso de grandes profissionais portugueses na primeira pessoa e de perceber a forma como pensam e encaram os desafios ao longo das suas carreiras nos mais variados ambientes empresariais”, justifica.

A Noite da Má Língua também figura na lista de preferências de Rafael Ribeiro. “É, sem dúvida, o meu podcast favorito para o caminho até casa após um dia de trabalho. Olhar para temas da atualidade, por vezes até muito sérios, e debatê-los de forma mais leve entre um grupo de amigos, com humor, ironia e até algum sarcasmo à mistura, é absolutamente saudável e faz-me muitas vezes rir sozinho no carro no meio do trânsito”, desabafa.

3 livros

“O monge e o executivo – Uma história sobre a essência da liderança” de James C. Hunter (Marcador). “É um livro marcante que ajuda, através das personagens, ideias e discussões, a tirar várias ilações para uma significante melhoria de rendimento no trabalho e na forma como nos relacionamos com todos à nossa volta nas mais variadas circunstâncias, seja no emprego, com amigos ou com a família”, refere.

“Ideaflow – As ideias na origem do sucesso dos negócios criativos” de Jeremy Utley e Perry Klebahn (Bertrand Editora). “É um livro onde mergulhamos no conceito de ideaflow, que levou ao sucesso grandes empresas como a Apple, Amazon e Toyota”, explica.

“Os autores mostram como impulsionar drasticamente os resultados dos negócios, amplificando a produção criativa das organizações. Em última instância, cada problema do negócio é fundamentalmente um problema de ideias”, defende o marketing manager da Starfoods.

“Aqui dentro faz muito barulho” de Bruno Nogueira (Dom Quixote). “As crónicas do humorista na revista Sábado são muitas vezes desafiantes, fazendo-nos olhar para diversas situações de uma forma muito crua e, por vezes, até repensar a nossa opinião pessoal sobre esses mesmos temas. Agora, estão todas juntas neste livro, com um trabalho de ilustração espetacular do Juan Cavia”, elogia.

1 presente que gostaria de receber este Natal

Nada deixaria Rafael Ribeiro mais feliz do que um reMarkable, um notebook de última geração. “É um desejo já de algum tempo. Ajudaria certamente na organização de muitas notas de reuniões, discussões e brainstormings”, acredita o marketeer.

Deixe aqui o seu comentário