RTP1 exibe documentários de investigação realizados pela Investigate Europe

Por a 29 de Novembro de 2023

A RTP associou-se à Investigate Europe e estreia uma nova série de documentários de investigação realizados pela equipa de jornalistas do projeto, que conta com comentário e análise dos maiores especialistas internacionais. “Investigação Europa” apresenta “histórias não contadas, não controladas pelas estruturas ocultas que moldam a Europa de hoje”, informa a empresa em comunicado de imprensa.

O efeito da aprovação do Regulamento Europeu das Matérias-Primas Críticas é o tema da investigação do primeiro episódio, denominado “O jogo das minas”, que será exibido esta quinta-feira, dia 30, logo a seguir ao “Telejornal”, pela RTP1.

“A União Europeia aprovou a lei mais rápida da sua história. O Regulamento Europeu das Matérias-Primas Críticas vai obrigar os governos de todos os estados-membros, Portugal incluído, a autorizar a extração de minérios estratégicos, como o lítio, num máximo de dois anos”, recorda o documento.

“Nos últimos três meses, uma equipa de 15 jornalistas de vários países europeus, incluindo Portugal, investigou os efeitos desta nova política. De Trás-os-Montes, em Portugal, à Lapónia, na Suécia, vários exemplos mostram a oposição das comunidades locais a estas minas”, informa a estação de televisão pública.

Um trabalho moroso que é finalmente exibido nos ecrãs nacionais. “Entrevistámos responsáveis da Comissão Europeia e ouvimos os defensores desta nova política, justificada pelo quase monopólio da China no mercado dos minérios indispensáveis para a transição verde. Avaliámos, também, o papel decisivo da indústria automóvel nesta corrida ao petróleo do século XXI”, explica a RTP.

O timing de exibição não poderia ser mais oportuno. “Ensombrada pela investigação do Ministério Público, que levou à demissão do primeiro-ministro, António Costa, a estratégia de Portugal para o hidrogénio verde e o lítio parece frágil. Depende de uma concorrência feroz com os países mais ricos da Europa”, alerta ainda o canal.

Deixe aqui o seu comentário