Primeiro estúdio de design português certificado em EcoDesign

Por a 14 de Novembro de 2023

A This is Pacifica tornou-se a primeira empresa criativa em Portugal a obter a certificação EcoDesign ISO 14006, um marco na indústria criativa portuguesa espelho da  sua atuação e impacto para futuros mais sustentáveis.

A certificação baseou-se em três projetos de referência em EcoDesign do portfólio da Pacifica: CO2AT para Azgard9 (em colaboração com a Stream and Tough Guy), o packaging para a marca BRUSCO e a mais recente Prata Cannes Lions — o projeto [Brick] Book, desenvolvido para a Primosfera.

“Hoje, mais do que nunca, a sustentabilidade não pode ser banalizada enquanto conceito, pouco consequente ou intangível na sua expressão: exige um compromisso autêntico e transversal a todas as realidades de negócio e da vida. E é com esse foco que, hoje, a This Is Pacifica se torna a primeira empresa criativa em Portugal a concluir o processo de Certificação em EcoDesign ISO 14006”, informa em comunicado o estúdio liderado por Filipe Mesquita, Pedro Mesquita e Pedro Serrão.

Com uma atuação em consultoria, branding e comunicação, a This Is Pacifica redefine a própria cultura organizacional, metodologia e impacto, rumo a futuros mais sustentáveis “pela prática de um design certificadamente Eco-consciente. Reajusta a sua lente à redução significativa de impactos negativos, pela otimização de recursos e promoção de soluções ambientalmente responsáveis, como o design circular e uma abordagem holística ao ciclo de vida e ambiental de qualquer ideia que põe cá fora”, informa a agência.

O que é a norma ISO 14006?

A norma ISO 14006 corrobora a posição da Pacifica para reimaginar o processo de design ao criar e assinar design de produtos e serviços sustentáveis de raiz. Ao focar-se no uso responsável e consciente dos recursos naturais, práticas sustentáveis que promovam a eficiência económica, circular, a Pacífica estabelece como prioridade “não só a criação de produtos atendendo ao seu ciclo de vida e uma maior longevidade, mas produtos que contribuam para uma economia de modelo regenerativo e resiliente”.

Assim, a implementação do EcoDesign significa a redução direta do desperdício, otimização da matéria-prima e redução de custos — o que, além de uma contribuição para a preservação ambiental e valorização de um produto “verde”, é “uma estratégia eficaz e financeiramente vantajosa, mais económica para empresas e consumidores, em mais um pequeno grande passo para a transformação do que o mundo atual exige”, destaca a This is Pacifica.

Para continuar a ajudar a desenhar um novo horizonte sustentável para marcas e empresas, a agência estabeleceu parcerias estratégicas que combinam conhecimento, recursos e talento para impulsionar a transformação no EcoDesign.

Os projetos [Brick] Book, BRUSCO e CO2AT foram considerados referências de Eco-design no processo de certificação

Estas sinergias aceleram a adoção de práticas mais sustentáveis, reforçando a capacidade de inovação e impacto positivo nas questões ambientais, com dois parceiros: A Humb Consulting que irá colaborar na criação de estratégias de sustentabilidade e na medição de impactos ambientais e A Felicidad Collective, uma plataforma de comunicação ativista liderada por Chacho Puebla (ex-Leo Burnett e ex-CCO da MullenLowe Europa Ocidental). Um coletivo que mistura espírito de agência, consultoria e incubadora de aceleração de negócios e que se foca na transformação sustentável e regenerativa.

Até 2030, o compromisso This Is Pacifica aponta para uma Pegada de Carbono Zero.

Deixe aqui o seu comentário