Grupo suíço Ufenau compra Marktest

Por a 15 de Novembro de 2023

O grupo suíço Ufenau adquiriu uma participação maioritária no Grupo Marktest. José Manuel Oliveira mantém-se como CEO, cargo que acumula com a direção do novo grupo Minerva Insights, que integra as várias empresas do Grupo Marktest (Marktest, Markdata, TWA, MediaMonitor e Medialog), bem como a Conecta RC, Amber Marketing e Salvetti & Lombart.

José Manuel Oliveira, CEO do Grupo Marktest e da Minerva Insights

“A estrutura administrativa do Grupo Marktest sofreu ligeiros ajustes em função da entrada de um novo acionista, mas a organização manteve-se, tendo sido reforçada a área financeira com a entrada de um novo CFO”, informou em exclusivo ao M&P José Manuel Oliveira.

“O que está a mudar é a adaptação das equipas a novos parceiros, a novos métodos e, sobretudo, a novas oportunidades decorrentes da criação do grupo Minerva Insights, que junta a experiência e o know-how de várias empresas do Grupo Marktest a outros players internacionais, que nos vão ajudar a crescer, a chegar a novas geografias e a robustecer a oferta que temos para colocar ao serviço do mercado”.

O que é o Grupo Minerva Insights?

Nascido há poucos meses, o grupo Minerva Insights resulta da união das empresas acima referidas, especializadas no setor de pesquisa de mercado, análise de dados e consultoria de inovação e que, juntas na Minerva Insights, combinam credenciais em diversos setores.

“Com esta integração, abrimos novos horizontes conjuntos para aproveitar e potenciar não apenas a tecnologia, mas a experiência e o conhecimento de mais de 350 profissionais para obter, analisar e converter grandes quantidades de dados de mercado, estruturados e não estruturados, em ferramentas estratégicas acionáveis”, explica José Manuel Oliveira. “É um grupo que opera a nível nacional e internacional, com escritórios em Lisboa, Barcelona, Braga, Bragança e Madrid e uma delegação em Mumbai, e que congrega projetos em 79 países, na Europa, Ásia, América e África. Temos uma base muito boa a partir da qual pretendemos crescer”.

Com esta operação, o Grupo Marktest espera ganhar escala e complementaridade. “A integração no Grupo Minerva dá-nos acesso a todo um novo acervo de tecnologia, de conhecimento, bem como de novos mercados e clientes, que nos permite exponenciar tudo aquilo que já fazíamos de forma isolada. Esta junção de conhecimento, know-how e tecnologia torna-nos um player de referência à escala mundial”.

Para o futuro estão previstas novas aquisições tendo em conta o objetivo de crescimento. “Já estamos em negociação para aumentar o portefólio de empresas no Grupo, sendo as geografias com maior potencial para sustentar esse crescimento França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Estados Unidos da América, mas ainda não posso revelar novidades nesse campo”, indica o CEO.

Pode ler a entrevista  na íntegra na edição 945 do Meios&Publicidade.

Deixe aqui o seu comentário