Google democratiza ferramenta de imagens que utiliza IA generativa

Por a 7 de Novembro de 2023

Depois da Amazon ter investido numa tecnologia inovadora que (re)cria imagens com recurso à inteligência artificial (IA), foi a vez da Google apresentar e disponibilizar novas ferramentas que desenvolvem figuras de produtos que podem ser usadas, gratuitamente, por empresas, anunciantes e publicitários, com recurso à IA generativa.

Para o conseguirem, apenas terão de escrever uma mensagem sobre a imagem que pretendem vir a utilizar. A nova tecnologia permite ainda aos interessados autoidentificarem-se na ferramenta de pesquisa da Google e no Google Maps. De acordo com a empresa, estes novos rótulos torná-los-ão mais fáceis de encontrar durante os processos de pesquisa.

Em simultâneo, a Google está também a lançar o Product Studio, uma plataforma digital que recorre a ferramentas de IA para facilitar a criação e a gestão de imagens de produtos. Neste momento, esta inovação está apenas disponível nos EUA, para os utilizadores do Google Merchant Center Next. A versão mais avançada do Google Merchant Center incorpora um sistema experimental que, com recurso a um modelo de IA generativa, permite colocar qualquer produto nos cenários criativos mais inimagináveis.