“Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente”, apela Sonae Sierra na nova campanha natalícia (com vídeo)

Por a 22 de Novembro de 2023

Com direção criativa executiva de Duarte Vilaça, direção criativa de Madalena Correia de Matos, Artur Carvalho e Marco Pulido e copywriting de Madalena Correia de Matos, Marco Pulido e José Ribeiro Silva da agência criativa Born, “Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente”, a nova campanha publicitária natalícia da Sonae Sierra, integra um quarteto de filmes que rompem com os cânones (ainda) instituídos.

“Com o objetivo de promover a responsabilidade de transformar mentalidades, o conceito da campanha de Natal deste ano é materializado em quatro vídeos desenvolvidos em torno da história de personagens, uma avó, um vizinho e uma criança, que exploram o território do Natal para promover essa transformação”, explica a empresa.

Produzidos pela Bro Cinema, com João Cruz como produtor executivo, Mário Patrocínio como realizador, Guilherme Pinto como assistente de realização, Mariana Cucchiarelli como diretora de produção e Pedro Patrocínio como diretor de fotografia, têm a ambição de “promover um novo mindset nos portugueses, desafiando quem oferece a planear e, sobretudo, a refletir sobre o papel dos presentes em cada um e na sociedade”, esclarece ainda a companhia, que gere centros comerciais como o NorteShopping, o Colombo, o Vasco da Gama, o AlgarveShopping e o MadeiraShopping.

O estudo na origem do conceito da campanha

Comunicada indoor, outdoor, rádio e online, através das redes sociais da Sonae Sierra e de uma estratégia de marketing de influência incisiva, a campanha também estará em destaque nos pontos de venda. “Tem ainda declinações para várias mensagens instaladas nos centros comerciais”, informa a empresa, que se socorreu de um estudo desenvolvido pela NetSonda para encomendar o conceito criativo da (comunic)ação publicitária delineada para a quadra natalícia deste ano.

Segundo a pesquisa, desenvolvida em outubro com base em 400 entrevistas online, uma amostra representativa da população portuguesa entre os 18 e 55 anos residente no território continental nacional, “49% dos portugueses não planeia atempadamente as suas compras de Natal ou deixa-as para a última hora, enquanto 63% oferecem sempre os mesmos presentes”.

“Quase metade dos portugueses faz compras pouco planeadas, o que potencia a que recorram a ideias pré-estabelecidas, como a idade, o género ou o estatuto social. Partindo do princípio que metade da população adulta em Portugal, cerca de quatro milhões, oferece, em média, quatro presentes no Natal, falamos num total de 16 milhões de presentes, dos quais oito milhões vão ser potencialmente menos valorizados”, alerta Joana Moura e Castro, diretora de marketing ibérica da Sonae Sierra.

“Conscientes de que uma fatia considerável destas compras de Natal é feita nos seus espaços e que chegam a várias faixas etárias, os centros comerciais decidiram usar a sua dimensão e voz para criar um movimento provocativo sobre o ato de presentear, deixando de parte os preconceitos. O Natal pode continuar a ser mais uma manta para a avó, vinho para o chefe ou uma boneca para a sobrinha, desde que seja realmente o que eles gostam”, defende.

“Através de um storytelling desenvolvido em formato vídeo, e suportado ainda por spots físicos nos centros, queremos contribuir para que os portugueses reflitam sobre o momento de oferecer um presente de Natal e no impacto que esse ato pode ter. Por isso, apelamos a que sejam colocados de parte os preconceitos habitualmente associados a fatores como a idade, o género ou o estatuto social, passando para primeiro plano os gostos e os sonhos daqueles que serão presenteados”, apela Joana Moura e Castro.

Deixe aqui o seu comentário