CEPI reelege Susana Gato para a presidência. Nova direção discute futuro da indústria audiovisual

Por a 10 de Novembro de 2023

A portuguesa Susana Gato, presidente executiva da Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT, Portugal) foi reeleita presidente da Confederação Europeia dos Produtores Independentes (CEPI) para um segundo mandato, na assembleia geral que, ontem e hoje, se realizou em Lisboa.

Antonella Barbieri (APA, Itália), Filip Bobinski (APA, República Checa), Monique Goeschl (FAMA, Áustria), Soren Jorgensen (Producent Foreningen, Dinamarca), Emmanuelle Mauger (SPI, França) e Anthony Muldoon (SPI, Irlanda) também foram elegidos para a direção da instituição.

Jérôme Dechesne (USPA, França), Alicja Grawon-Jaksik (KIPA, Polónia), Botsjan Ikovic (FPS, Eslovénia) e Mario Mauri (APA, Itália) foram eleitos como membros cooptados.

“Estamos muito satisfeitos por acolher a Eslovénia na direção da CEPI. Aguardamos com expetativa os novos contributos e perspetivas que Botsjan Ikovic trará, enquanto, juntos, trabalhamos para alcançar um futuro melhor para a indústria audiovisual europeia”, confidencia Susana Gato.

“Agradecemos também a An Jacobs (VOFTP, Bélgica) e Chiara Sbarigia (APA, Itália) pela forma como se dedicaram à direção da CEPI nos últimos anos. O seu inestimável contributo foi reconhecido e enriqueceu, significativamente, a nossa confederação”, elogia a responsável.

O geo-blocking, a inteligência artificial (IA), o European Media Freedom Act (EMFA) e a Diretiva dos Serviços de Comunicação Social Audiovisual (AVMSD), temas atualmente em debate na União Europeia, foram alguns dos assuntos debatidos pelos participantes.

“Esta assembleia geral representou uma oportunidade para identificar e clarificar as prioridades para o próximo mandato, tendo sinalizado as áreas-chave sobre as quais concentrará os seus esforços nos próximos anos”, anuncia a organização.

“Estes debates são cruciais para a indústria audiovisual e a CEPI está empenhada em participar ativamente na definição do seu futuro”, assume Susana Gato.

Deixe aqui o seu comentário