Bastarda assina nova identidade visual do Serviço Educativo da Casa da Música em 3D

Por a 22 de Novembro de 2023

A Bastarda foi a agência criativa selecionada para desenvolver a identidade visual do Serviço Educativo da Casa da Música para o ano letivo 2023/2024. “Mantendo o processo colaborativo, a que a instituição já habituou o público, mudámos os intervenientes e, com recurso a desenho de realidade aumentada, desafiámo-los a desenharem livremente as músicas que ouviam”, explica a organização em comunicado de imprensa.

“O resultado é uma peça virtual em 3D onde a música transcendeu as suas dimensões habituais e ganhou vida”, esclarece ainda o documento. “A identidade deste serviço tem vindo a ser criada em parceria com artistas das mais diversas disciplinas, materializando a universalidade da música e da educação”, elucida também Edgar Sprecher, diretor de arte da Bastarda.

Dar asas à liberdade (musical) foi o ponto de partida. “Este ano, decidimos expandir horizontes e convidamos pessoas de várias esferas do serviço a participarem neste processo criativo, desde o coordenador, a crianças e músicos. Através desta tecnologia, cada um interpretou livremente o que ouvia”, sublinha.

“Explorando uma tela com mais de duas dimensões, os participantes puderam seguir o que a combinação entre o corpo e a música lhes foi sugerindo. O resultado chegou a superar o convencional, dando palco a um desenho que foi reflexo desta ligação visceral com a música”, assegura. O resultado de algumas das experiências pode ser visto na na agenda do serviço educativo e nos canais digitais da instituição.

“A par deste desafio, a Bastarda tem vindo a trabalhar em parceria com a Casa da Música com o objetivo de fortalecer o posicionamento da marca, reforçando assim os níveis de notoriedade e envolvimento com o público”, informa ainda a agência criativa, sediada em Vila Nova de Gaia. Da autoria do arquiteto Rem Koolhaas, o recinto, o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à música, foi inaugurado em 2005.

Deixe aqui o seu comentário