José Júdice e Ana Cáceres Monteiro na direção do Diário de Notícias

Por a 3 de Outubro de 2023

José Júdice vai assumir a direção do Diário de Notícias, que estava a ser assumida interinamente pelo jornalista Leonídio Paulo Ferreira após a saída de Rosália Amorim para a direção de informação da TSF.

Leonídio Paulo Ferreira passa a diretor-adjunto e Ana Cáceres Monteiro, até agora coordenadora do Et Cetera, o caderno de atualidade, cultura e lazer do Jornal Económico, assume o cargo de subdiretora. Bruno Contreiras Mateus continua a assumir a direção do Dinheiro Vivo.

Em declarações exclusivas ao Meios e Publicidade, José Paulo Fafe, um dos novos  membros do Conselho de Administração da Global Media, revelou que uma das razões para a escolha de José Júdice está relacionada com “a sua rigorosa independência, algo que sempre prezou”.

José Júdice é jornalista e passou pela BBC, RTP, Expresso e Público, foi comentador no programa Eixo do Mal, na Sic Notícias, e cronista do Tal & Qual, semanário que regressou às bancas em 2021 pelas mãos de José Paulo Fafe. Em 1987, José Júdice ganhou o Grande Prémio Gazeta de Jornalismo de Imprensa.

Leonídio Paulo Ferreira, jornalista do DN desde 1992, especializou-se na área Internacional. Fez reportagens em países como EUA, Guiné-Bissau, Israel, Síria, Irão, Iraque, Afeganistão ou Japão. Em duas ocasiões, assumiu as funções de diretor interino do jornal.

Já Ana Cáceres Monteiro iniciou a carreira jornalística há 33 anos, no Semanário Sete. Passou pela RTP, Diário 24 Horas,  Tal&Qual e pelo grupo Impresa e Media Capital, onde desempenhou funções de redatora, grande repórter, editora executiva do departamento de edições corporativas. Foi diretora editorial do grupo Masemba, editora executiva e subdiretora do Jornal Económico e subdiretora do Semanário Novo.

A nova direção de informação assume funções a 13 de novembro, com Leonídio Paulo Ferreira a assumir interinamente a direção do DN até essa data.

Reforço da redação e reformulação gráfica

Com as mudanças na direção do Diário de Notícias, José Paulo Fafe garantiu ao M&P que vai ser feito um “reforço da redação”, assim como um investimento no jornal “para que possa voltar a ser o jornal de referência que sempre foi”.

A 29 de dezembro, data que assinala o 159º aniversário do jornal, vai ser apresentada uma reformulação mais profunda, que irá incluir “uma reformulação  de grafismo, com uma nova capa, e uma reformulação dos conteúdos”, avançou ao M&P José Paulo Fafe.

Deixe aqui o seu comentário