Audiências TV: Setembro marcado por subida nos canais FTA. SIC segue na liderança

Por a 2 de Outubro de 2023

A análise de audiência de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em setembro, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média diminuiu (-2.6%) face ao mês de agosto.

Esta diminuição deve-se, sobretudo, ao regresso às aulas e o regresso ao trabalho de muitos adultos. Os canais PAY TV e “Outros” (Visionamento de canais não auditados e outras utilizações da TV, como streaming e consolas) foram os que verificaram maior diminuição da sua audiência média em -3.6% e -6.8%, respetivamente.

Com a rentrée e a estreia de novos programas, todos os canais FTA verificaram um aumento do share face ao mês anterior. A SIC mantem-se como a estação líder de audiências com um share de 14.7% (+0.6p.p. face a agosto). Segue-se a TVI, que registou um share de 14.1% (+0.7p.p. face a agosto) e a RTP1 que com um share de 10.2% (+0.1p.p.) ocupa a 3ª posição entre os canais FTA.

A diminuição do PAY TV deve-se sobretudo à diminuição de share dos canais de informação com a CNN Portugal (-0.5p.p.) e a SIC Notícias (-0.3p.p.) a serem os canais que mais diminuíram face ao último mês. Os regressos das transmissões dos jogos das competições europeias, da Liga dos Campeões na TVI e da Liga Europa na SIC, ajudam a explicar o crescimento dos canais FTA neste mês de setembro. A Seleção Nacional também regressou aos jogos de apuramento para o Europeu de 2024 durante o mês de setembro, transmitidos pela RTP1.

A estreia de novos programas nos canais FTA, como o Big Brother na TVI, os Casados no Paraíso na SIC ou o Taskmaster na RTP1, também contribuíram para o crescimento dos canais FTA durante o mês de setembro.

Com o regresso da Seleção Nacional e dos jogos das competições europeias, estes programas voltaram ao top de programas mais vistos. Os jogos da Seleção Nacional de apuramento para o Euro 2024 (Eslováquia x Portugal e Portugal x Luxemburgo), transmitidos pela RTP1, alcançaram uma audiência média de 2 milhões e 40 mil telespetadores, que representou um share de 42.2%.

No 2º lugar surge o jogo da Liga Europa, entre o Sturm Graz x Sporting, transmitido pela SIC que atingiu uma audiência média de 1 milhão e 569 mil telespetadores, representando um share de 32.3%. A completar o top 3 de programas mais vistos de setembro está o “Big Brother – Os eleitos”, transmitido pela TVI, que contou com uma audiência média de 1 milhão e 216 mil telespetadores e 29.4% de share.

Destaque para a presença do jogo da Supertaça Futebol Feminino, na 5ª posição, transmitido pela TVI no dia 13 de setembro, às 19:45, onde se verificou uma audiência média de 1 milhão e 45 mil telespetadores, que representou um share de 23.4%.

No que toca às audiências por período horário, a RTP1 liderou apenas as manhãs (7h30–12h30) com um share de 13.3%. A TVI conquistou a liderança durante o 2º Prime-Time (22h30–24h00 e no late-night (00h-02h30) com um share de 17.4% e 13.5%.

O período do almoço (12h30-14h30), da tarde (14h30-18h30) e do 1º Prime-time (20h00-22h30) foram liderados pela SIC, com um share de 21.5%, 13.0% e 17.3%, respetivamente. A SIC garantiu ainda a vitória no Pré-Prime (18H30-20h00), com um share de 14.9%, mais 1.4 p.p relativamente à TVI.

Fonte: Initiative

Deixe aqui o seu comentário