Prepare-se para a época do Black November
Antigamente, a maior oportunidade de vendas do ano era comprimida em cerca de duas semanas agitadas no final de dezembro. Hoje em dia, com a globalização de datas como a […]
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Antigamente, a maior oportunidade de vendas do ano era comprimida em cerca de duas semanas agitadas no final de dezembro. Hoje em dia, com a globalização de datas como a Black Friday, a Cyber Monday e o Singles Day, os retalhistas têm oportunidades excecionais para chegar aos clientes e impulsionar as vendas ao longo dos últimos três meses do ano.
O quarto trimestre tem sido acolhido pelos consumidores como um longo festival de compras online e em loja, com ofertas a serem encontradas ao virar da esquina. À medida que os clientes entram na fila, os comerciantes precisam de definir estratégias e criar comunicações sólidas e eficazes para tirar o máximo partido deste momento excecional.
Consumidores procuram descontos antecipados e estão mais conscientes com o dinheiro – A incerteza económica e a inflação estão a afetar o comportamento das pessoas em 2023.
Nos últimos anos, os consumidores passaram a dedicar mais tempo à pesquisa e começaram a fazer compras mais cedo, acreditando que esta é uma ótima forma de encontrar melhores ofertas e poupar dinheiro.
Em média, os consumidores começam a fazer pesquisas na Internet sobre a Black Friday no início de outubro e o número aumenta rapidamente em meados de novembro. O interesse diminui completamente logo após o evento.
No entanto, este comportamento de procura de descontos antecipados não significa, necessariamente, que os consumidores acabam por gastar menos. De facto, um estudo da Deloitte concluiu que as pessoas que começam a fazer compras mais cedo deverão gastar mais 23 % do que as que começam no dia exato da promoção ou depois deste.
Conselhos para a sua marca:
- Comece a planear as promoções mais cedo para captar clientes que procuram descontos antecipados, que vão fazendo pesquisas e que procuram as melhores ofertas.
- Chegar a estes clientes numa fase inicial dá-lhe mais hipóteses de aumentar efetivamente as receitas, uma vez que estes podem acabar por comprar mais ao longo do tempo.
A Black Friday torna-se o Black November
Os melhores produtos podem conquistar os consumidores em qualquer altura, mas os maiores picos nas interações dos clientes com as marcas estão ligados aos grandes eventos de vendas no último trimestre do ano, quando os compradores estão à procura das grandes promoções.
A Black Friday continua a ser um dos maiores eventos de compras do ano nas Américas e em muitos países europeus. No entanto, a noção de um evento de compras num único dia está a desaparecer e a ser substituída pelo Black November, um mês inteiro de oportunidades de compras.
De facto, o valor de conversão comparativo aumentou 176 % de setembro a novembro de 2022.
Aumentos generalizados
No passado, as lojas e os consumidores do Ocidente preparavam-se para um grande evento, o Natal, com meses de antecedência. Atualmente, os consumidores mais experientes estão conscientes das diferentes formas de fazer boas compras durante o quarto trimestre. De facto, de 2020 a 2021, os eventos de vendas individuais do Q4 registaram um aumento de 3 % a 6 % no número de compradores nas lojas online. A Black Friday é o evento de que mais se fala, mas nos EUA é na Cyber Monday – um evento vital para as marcas de produtos eletrónicos – que vemos o maior pico de acessos, com 34 % dos compradores da holiday season a visitarem as lojas online neste dia.
O que leva as pessoas às lojas no Black November?
O aumento das despesas dos clientes é impulsionado pelas ofertas de preços reduzidos. De acordo com o estudo da Adobe, os clientes podem esperar grandes descontos em diferentes categorias em 2022.
Porém, não são apenas os clientes existentes que verificam as ofertas. Há estudos que demonstraram que:
- 4,5X mais utilizadores novos interagem com as marcas durante a época promocional do Black November
- 3,7X mais utilizadores que não visitaram os sítios Web nos 30 dias anteriores ao lançamento da campanha fazem encomendas durante as promoções de novembro.
Conselhos para a sua marca:
- Ofereça os seus descontos a um preço que iguale ou ultrapasse o dos outros concorrentes da sua categoria.
- Utilize os eventos de vendas para cativar novos clientes e trazer de volta os utilizadores que já não o fazem, criando um efeito positivo na sua atividade muito para além do período promocional do quarto trimestre.
A Cyber Monday impera
Começou com a Black Friday e tornou-se o Black November, mas a grande surpresa foi a Cyber Monday. De facto, de acordo com as estatísticas publicadas pela eMarketer, as vendas da Cyber Monday de 2022 nos EUA ultrapassam as da Black Friday em quase 3 mil milhões de dólares.
A Cyber Monday regista um aumento de 181 % nas ações «adicionar ao carrinho» por parte dos compradores.
Além disso, o crescimento anual da Cyber Monday ultrapassa o de qualquer um dos outros dias de compras, os «Cyber 5».
Conselhos para a sua marca:
- Prepare-se para um ciclo de promoções que pode durar até dois meses, dependendo da sua área de negócio. Tire o máximo partido das datas e feriados locais e dos eventos especiais fora das promoções típicas do quarto trimestre.
- Tenha em conta a forma como as expectativas e o comportamento dos clientes diferem em cada evento de compras específico. Os clientes procuram produtos diferentes na Black Friday, na Cyber Monday e no Natal e fazem compras de forma diferente.
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