Vem aí mais uma edição do TEDx. Saiba quem vão os primeiros oradores confirmados

Marque na agenda o próximo dia 1 de novembro. O TEDx, braço independente das conferências TED, está de regresso a Lisboa, mais precisamente à Culturgest, com o “Poder” como mote para esta edição: o poder da ciência, da tecnologia, da palavra, da arte, da vontade, do dinheiro, da criatividade, da música ou da natureza.
“Vivemos numa era onde o poder está claramente a mudar de mãos. Se antes o poder político parecia ser o único motor de mudança, hoje é inquestionável o impacto da opinião pública. Este cenário torna a questão sobre a verdadeira natureza do poder não apenas relevante, mas fascinante. Acreditamos que cada um de nós tem um poder imenso nas mãos, seja para influenciar, decidir ou até mudar o curso das coisas. No TEDxLisboa, abrimos espaço para essa reflexão”, referiu Marta Gonzaga, organizadora do TEDxLisboa, em comunicado.
“Este ano, o nosso evento cresceu de forma exponencial. Duplicámos a nossa audiência e, reconhecendo o poder do alcance digital, teremos uma emissão em streaming com um host dedicado para enriquecer a experiência durante os intervalos.”
Quem são os primeiros 10 oradores confirmados
O evento conta com 18 oradores em estreia no formato TED – intervenções curtas em torno de uma ideia original, que pretende despertar uma conversa sobre um tópico com impacto na vida em comunidade.
- Paul Conroy – Fotojornalista de guerra inglês, ex-soldado da Royal Artillery, capta imagens de conflitos há mais de vinte cinco anos por todo o mundo, desde a Líbia, Síria, Iraque, Afeganistão, Balcãs, ou mais recentemente, na Ucrânia. Em 2012, em missão para o The Sunday Times, Paul e a correspondente de guerra, Marie Colvin, foram atacados pelo regime sírio durante a cobertura do cerco de Homs. Marie foi morta, e Paul, gravemente ferido, sobreviveu. As suas memórias dos eventos na Síria (Under The Wire) foram transformadas num filme de Hollywood, ‘A Private War‘, e num documentário nomeado para um EMMY com o mesmo nome ‘Under The Wire‘. Continua a fotografar conflitos em todo o mundo e faz parte do conselho do Frontline Club e dos Repórteres Sem Fronteiras.
- Emílio Rui Vilar – No ano em que a Culturgest celebra 30 anos, o seu idealizador regressa à instituição que o homenageou ao renomear o palco principal: Auditório Emílio Rui Vilar. Foi bancário, deputado, secretário de Estado, ministro, vice-governador do Banco de Portugal, diretor-geral da Comissão das Comunidades Europeias em Bruxelas, liderou a Caixa Geral de Depósitos, a GalpEnergia, a REN, e presidiu a Fundação Calouste Gulbenkian durante uma década.
- Bárbara Barroso – Especialista em Educação Financeira, é a fundadora do laboratório de literacia e educação financeira MoneyLab, autora do best-seller “Ponha o seu Dinheiro a Trabalhar para si” e do podcasts “MoneyBar”. Ex-jornalista económica, foi comentadora de bolsa e teve um programa dedicado à poupança. Criou o programa nacional de educação financeira para jovens do ensino secundário “Roadshow Financeiro” e foi responsável pela formação de entidades da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.
- Rodolfo Ramos – O seu propósito é ajudar a reconstruir o planeta. Especializado em tecnologias de informação pela sustentabilidade ambiental, fundou em São Paulo a Anubz Innovative Solutions, uma empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias verdes.
- Rita Nabeiro – A neta de Rui Nabeiro é administradora executiva do Grupo Nabeiro e CEO da Adega Mayor, com enfoque na área de Recursos Humanos e Sustentabilidade. A sua dedicação à criação de um impacto positivo tem sido notada pela sociedade, tendo sido convidada para integrar a Direção da BCSD Portugal, a Direção da PWN Lisbon assim como o Conselho Geral da Universidade NOVA de Lisboa, e ainda o Conselho Diretivo do Centro Cultural de Belém.
- João Matos Albino – É reconhecido pelo seu empenho na procura de soluções sustentáveis para o planeta. Em 2016, cofundou a Urbvan, uma empresa de serviços de transporte partilhado na cidade do México, que começou com cinco carrinhas e, no ano passado, uma multinacional comprou a empresa por 82 milhões de dólares. Reconhecido como 30under30 pela Forbes, 500 Mais Influentes da América Latina pela Bloomberg e empreendedor de alto impacto pela comunidade global Endeavor.
- Pedro Hossi – O ator angolano é uma presença regular em televisão, teatro e cinema, reconhecido por desempenhar o papel de Xanana Gusmão em “Sérgio”, filme da Netflix com Wagner Moura e Ana de Armas. Formado no Lee Strasberg Theatre Institute, em Nova Iorque, viveu dez anos em Los Angeles, e começou no cinema em 2009, no filme “Borderline”, seguindo-se outros marcos como ‘O Grande Kilapy’ de Zezé Gamboa e ‘Phantom’, ao lado de Ed Harris.
- Hugo Madeira – O médico dentista foi um pioneiro nos conteúdos digitais associados à medicina dentária. Adepto da inovação tecnológica associada à prática clínica, fundou a Lisbon Dentistry Academy e é anfitrião do podcast “School of Unicorns”. Abriu a primeira clínica aos 25 anos.
- Bárbara Veiga – A artista plástica e autora do livro “Sete Anos em Sete Mares” cresceu no Rio de Janeiro. Aos 21 anos, participou numa missão da Greenpeace contra a deflorestação da Amazónia. Desde então, não mais parou. Esta experiência fê-la apaixonar-se pelo oceano a ponto de fazer deste a sua casa durante sete anos: navegou mais de 80 países enquanto ativista ambiental e para conhecer, e documentar, as histórias dos lugares e das pessoas com quem se ia cruzando. Está radicada em Portugal desde 2020.
- Daniele dell’Erba – Especializado em Liderança e Gestão de Mudança, é ainda um saxofonista de free jazz e vai marcar presença no TEDxLisboa para um jam session.
No ano passado, o TEDx regressou a Lisboa após seis anos de ausência. A edição de 2023 reforça o pilar socioambiental do evento: por cada bilhete comprado, a organização vai preservar uma árvore na Amazónia, de forma a compensar as emissões de carbono do evento – a empresa Forest Watch e a EcoArts são as responsáveis pela iniciativa.