MP recebe queixa-crime contra Ricardo Araújo Pereira e SIC por causa de paródia ao PR (com vídeo)

Por a 22 de Setembro de 2023

A última edição do programa humorístico “Isto é gozar com quem trabalha”, apresentado por Ricardo Araújo Pereira, parodiou o comentário feito pelo Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, ao decote de uma mulher com quem o mais alto magistrado da nação se cruzou durante a mais recente deslocação oficial ao Canadá. Intitulada “O mais alto magistarado da nação”, a rábula mostra o Chefe de Estado a abrir um sobretudo e a exibir os genitais numa parada militar.

O atrevimento não agradou a muitos espetadores e o Ministério Público (MP) recebeu mesmo uma queixa-crime de um particular contra o humorista e contra a SIC, o canal que exibe o programa, avança o Nascer do Sol. O autor da denúncia, a que o jornal teve acesso, afirma-se chocado com o teor da rábula, considerando que está em causa a prática dois crimes, um de ofensa à honra do PR e outro de ultraje de símbolos nacionais e regionais.

“Tudo com recurso a imitação de voz e postura, uso de imagens reais do visado, fotomontagens, manipulação de retratos e imagens verídicas, sobreposição de adereços impróprios e obscenos, colagem a imagens autênticas de militares das forças armadas em desfile e continência (…) num contexto de cerimónia nacional, símbolos e insígnias nacionais”, refere a queixa. O espetador incomodado lamenta ainda a ausência de debate público sobre “os exageros do humorista”.

Deixe aqui o seu comentário