Francisco Pedro Balsemão justifica aposta omnicanal da SIC: “As pessoas dizem que não veem TV, mas é mentira”
Este outono, “Papel principal”, a nova telenovela da SIC, estreia uma arrojada estratégia omnicanal que agrega a este projeto de ficção uma sitcom, uma revista que pode ser apresentada em qualquer sala de espetáculos, uma série para a plataforma de streaming da Impresa, a Opto, e, ainda, conteúdos pensados para os suportes digitais e para as redes sociais da SIC. A explicação para esta aposta é simples.
“As pessoas dizem que não veem televisão, mas é mentira. Estão a ver mais TV do que viam o ano passado ou há dois ou três anos”, garante, em declarações exclusivas ao Meios & Publicidade, Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, dona da SIC e da Opto.
“A televisão, hoje em dia, é mais do que era antes. É audiovisual, é vídeo, é on-demand e nós, enquanto SIC, somos obrigados a estar em todas as novas plataformas”, admite. “Muito mudou na forma como vemos TV. Hoje, já não o fazemos só num televisor, também o fazemos nos telemóveis, nos tablets e nos computadores”, sublinhou também durante o evento de apresentação da nova temporada da SIC, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, no início da semana.
“Dizer que já ninguém vê televisão é um mito que não corresponde à realidade e as nossas equipas de research podem comprová-lo. Há mais gente a ver TV do que em 2019, em plataformas e ecrãs diferentes e, seja em que plataforma for, a SIC estará sempre na linha da frente. Achamos que o caminho é este. Passa muito pelo multiplataforma e por ir buscar públicos diferentes, sendo que o nosso público é toda a população portuguesa”, garante.
A (r)evolução em curso na informação da SIC e da SIC Notícias
Além de novos podcasts e novos canais lineares, como a SIC Novelas, a SIC anunciou também a estreia de um novo conceito informativo para o seu canal noticioso. “Ainda há coisas por definir. Só as revelaremos quando estiverem suficientemente maduras. O segredo é a alma do negócio, mas estamos a trabalhar numa nova forma de abordar a SIC Notícias, que é o destino da informação como um todo”, esclarece Francisco Pedro Balsemão.
“A marca SIC Notícias é das mais relevantes e credíveis. O Ricardo Costa [diretor de informação da SIC] não gosta que se use essa palavra mas eu, que não sou jornalista, posso dizê-la. Temos estudos do Reuters Institute for the Study of Journalism que dizem que a informação da SIC é a mais credível. A perceção que os portugueses têm é essa. A ideia é ser ainda mais transversal, um projeto de 360 graus”, revelou ao Meios & Publicidade.
“Vamos mudar diversas coisas nas diferentes plataformas. Vamos estar em todas as plataformas para procurar ir ao encontro de todos os públicos da informação da SIC”, refere ainda o CEO da Impresa. A implementação do novo projeto informativo da estação de televisão de Paço de Arcos, atualmente em fase de desenvolvimento, está prevista para o quatro trimestre deste ano.