As sugestões de verão de… Henrique Costa Pereira, diretor dos restaurantes The Green Affair e Giulietta

Por a 15 de Setembro de 2023

Durante o período de verão, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para quem está de férias e ainda vai a tempo de as aproveitar. Além de três livros, três podcasts e três unidades hoteleiras ou espaços de restauração que merecem uma visita, também propõem uma experiência perfeita para relaxar.

Estas são as sugestões de Henrique Costa Pereira, diretor dos restaurantes The Green Affair e Giulietta.

3 livros

“Sapiens – História breve da humanidade” de Yuval Noah Harari (Elsinore). “Gostei da forma como analisa a evolução da história da humanidade e a forma como relaciona a nossa evolução, enquanto espécie e enquanto sociedade, às histórias que desenvolvemos. São essas histórias que criam as culturas, as tribos e são a base de praticamente toda a estrutura da nossa sociedade”, refere.

“Ajuda também a ajustar uma perspetiva de quão pequena é a nossa passagem pessoal na história, num timeline tão extenso da humanidade e do planeta”, justifica ainda Henrique Costa Pereira.

“Dar e receber” de Adam Grant (Vogais) é outra das recomendações. “O autor explica os três tipos diferentes de como interagimos com os outros e mostra por que ser um benfeitor é, contrariamente ao que se pensa, a melhor maneira de ter sucesso nos negócios e na vida. Este livro é para quem deseja melhorar a sua comunicação e empreendedorismo, porque explora conceitos de psicologia, relacionamentos e melhorias pessoais”, esclarece.

“Nudge – Um pequeno empurrão” de Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein (Lua de Papel). “Nesta obra, os autores apresentam o conceito de empurrão, explicando como é que este comportamento pode melhorar as decisões das pessoas”, afirma.

“Os autores argumentam que pequenas intervenções podem ajudar as pessoas a fazer escolhas melhores e mais saudáveis, nomeadamente tornar mais fácil/apelativo o caminho e as escolhas que são mais benéficos para os stakeholders. Este livro é uma leitura obrigatória para os que querem melhorar suas habilidades de tomada de decisão, psicologia, economia comportamental e política”, defende.

3 podcasts

Experts on Expert de Dax Shepard é o primeiro que sugere. “Apresenta uma série de entrevistas com especialistas em várias áreas. O apresentador conversa com convidados sobre suas experiências e opiniões em tópicos como psicologia, política, tecnologia e muito mais. É uma ótima maneira de aprender, sobre diversos assuntos, com pessoas que são líderes nas suas áreas”, garante.

Huberman Lab de Andrew Huberman, neurocientista e professor na Universidade de Standford, nos EUA. “Explora o conhecimento científico em tópicos relacionados com a performance física, mental e cognitiva”, descreve.

“Foi aqui que aprendi a comecei a integrar rotinas relacionadas com exercício físico, gestão de sono, neuroplasticidade, exposição do corpo ao frio através de duche frios, mindset e muito mais. Tem episódios onde apresenta os tópicos sozinho e outros onde entrevista especialistas em determinadas áreas”, informa Henrique Costa Pereira.

Freakonomics de Stephen Dubner. “Explora o lado oculto de tudo, abordando tópicos como economia, psicologia, tecnologia e muito mais. Cada episódio é uma exploração muito interessante de um tópico diferente”, refere.

“Gosto da escolha de muitos temas e da forma como são apresentados, pois inclui entrevistas com vários especialistas com visões muitas vezes opostas. É interessante ver como diferentes argumentos válidos e, por vezes, opostos podem conviver numa discussão saudável”, sublinha ainda.

3 hotéis ou restaurantes

The Gate Hammersmith, em Londres, em Inglaterra, é o primeiro dos estabelecimentos internacionais que elege. “Foi o primeiro restaurante vegetariano que conheci e tinha muitos dos elementos que procurava para uma experiência mais sofisticada, mas informal, num restaurante vegetariano: ambiente, serviço e produto”, elogia o diretor dos restaurantes The Green Affair e Giulietta.

Baia, em São Francisco, nos EUA. “É um restaurante e bar com ingredientes exclusivamente vegetais, inspirado na cozinha italiana. O menu é da autoria do chef Matthew Kenney, que é uma referência nesta indústria. Gostei muito da sofisticação e conforto do espaço, da amabilidade do serviço e das texturas e sabores dos pratos”, assume.

O restaurante Green Spot, em Barcelona, em Espanha, é outra das escolhas. “Está bem decorado e apresenta com uma cozinha bastante criativa. Foi muito bom conhecer este espaço e ver um restaurante vegetariano cheio, com boa oferta de cozinha e de coquetéis e com um ambiente muito cool”, confidencia.

1 experiência imperdível

Fazer um voo de planador em Évora, no Alentejo, é a última experiência recomendada nesta série de inquéritos de verão. “Fi-lo já há uns bons anos”, recorda. “Tive oportunidade de pilotar um bocado, porque também tenho o brevete de aviões ligeiros. É espantoso estar no ar com todo aquele silêncio e com uma envolvente daquelas. Isso só é possível pelo formato do vidro do habitáculo, que nos dá uma vista panorâmica do espaço”, explica Henrique Costa Pereira.

Deixe aqui o seu comentário