49% dos consumidores portugueses tem interesse em experimentar novas marcas

Praticamente metade dos consumidores nacionais tem interesse em descobrir e experimentar novas marcas, avança o estudo Google Consumer Survey Portugal, que perspetiva as tendências de retalho em território nacional. De acordo com a informação divulgada, a incerteza económica que tem marcado os últimos meses tem levado a que quase 80% dos portugueses pesquise mais antes de comprar o que quer que seja, tornando o processo de decisão de compra mais moroso e seletivo.
“77% dos portugueses irá passar mais tempo a pesquisar produtos e a comparar preços em busca das melhores opções”, informa a Google em comunicado de imprensa. Esta mudança de paradigma acaba por afetar a lealdade dos consumidores às insígnias, obrigando-as a esforços acrescidos para os manter por perto. Cerca de 49% estão abertos a experimentar produtos de novas empresas e 54% admitem já o estar a fazer na esperança de encontrar marcas com preços mais acessíveis.
“O digital terá uma importância maior na decisão de compra, mas sem tirar a ida às lojas físicas”, refere todavia o documento. Segundo o estudo Smart Shopper 2023, 38% dos consumidores lusos recorreu a novas ferramentas e tecnologias para conseguir inspiração para as compras que fez nos últimos seis meses. Mas nunca deixou de ir às lojas para fazer a aquisição de bens e serviços, com 40% dos entrevistados a assumir um comportamento tendencialmente omnicanal no processo de aquisição.