SPLS com nova diretora de comunicação e novo site

Por a 3 de Agosto de 2023

Vânia Lima é a nova diretora de comunicação da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), acumulando o cargo com o de diretora-geral da Onya Health, agência de comunicação especializada em saúde.

A presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida,  considera que “esta nomeação demonstra o esforço em levar os princípios e boas práticas da saúde mais longe. Este reforço, mais institucionalizado, permitirá robustecer de uma forma ainda mais acentuada a importante dimensão comunicacional que a SPLS tem desde o início e que tem permitido grande visibilidade e atenção por parte de vários stakeholders”.

Já Vânia Lima encara o novo desafio com “muita honra e responsabilidade”, afirmando que “é uma oportunidade única para promover a literacia em saúde em Portugal”. A nova diretora de comunicação da SPLS espera que, “com este reforço na comunicação, possa ser possível alcançar e capacitar mais profissionais de saúde para as questões da literacia em saúde, e os cidadãos para a tomada de decisões mais informadas e conscientes sobre a sua saúde e o seu bem-estar. Esperamos conseguir criar laços mais fortes com as instituições, com os órgãos de comunicação social e com a sociedade”. 

A par da nomeação de Vânia Lima,  Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde lançou um novo website. O novo espaço online “visa fornecer informações confiáveis e acessíveis sobre diversos tópicos relacionados com a saúde, capacitando os indivíduos na tomada de decisões mais informadas e conscientes sobre os seus próprios cuidados”. 

Cristina Vaz de Almeida explica que “compreender informação em saúde credível é o primeiro passo para o conhecimento. Só depois da compreensão é que pode haver um melhor uso dos recursos de saúde e tomada de melhores decisões. Através do conhecimento e compreensão das informações de saúde, as pessoas ficam mais capacitadas a fazer escolhas conscientes e a tomar medidas preventivas para melhorar a sua qualidade de vida. Reconhecendo essa importância, a SPLS desenvolveu um site abrangente que atende às necessidades de pessoas de todas as idades e níveis de educação.” 

Um estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, citado pela SPLS, revela que “61% dos portugueses apresentam um nível inadequado ou problemático de literacia em saúde.”

“A SPLS está comprometida em promover a literacia em saúde e acredita que esta nova plataforma desempenhará um papel fundamental na promoção da educação e consciencialização sobre as questões de saúde em todo o país. Ao capacitar as pessoas com conhecimento e recursos, estamos confiantes de que cada indivíduo será capaz de fazer escolhas informadas e alcançar uma vida mais saudável e feliz. Mais recursos, melhores decisões”, conclui a presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

Deixe aqui o seu comentário