Impresa encerra primeiro semestre com prejuízo de 4 milhões de euros

Por a 27 de Julho de 2023

As receitas totais do Grupo Impresa no primeiro semestre de 2023 atingiram 86 M€, uma diminuição de 2,5% comparativamente aos 88,2 M€ aferidos no período homólogo, com os 50 anos do EXPRESSO a contribuírem para um crescimento de 13,8% nas receitas da Impresa Publishing, para €12M, com impacto no EBITDA, que aumentou 43,4%, de acordo com os números reportados pelo relatório enviado esta quinta-feira à CMVM.

A Impresa registou 4 M€ de resultado líquido negativo, um decréscimo de 1,9 M€ relativamente ao mesmo período do ano passado. A dívida remunerada líquida aumentou 3,6%, em termos homólogos, para 145,2 M€.

A Impresa Publishing registou um EBITDA positivo de 0,6 M€, um aumento de 43,4% e mais 0,2 M€ do que o valor registado no mesmo período de 2022.

Os custos operacionais, sem considerar amortizações, depreciações, provisões e perdas por imparidade em ativos não correntes, diminuíram 1,1%, para o que contribuiu a otimização da gestão da grelha de programação televisiva. O EBITDA do Grupo superou 2,9 M€, que compara com 4,2 M€ do primeiro semestre de 2022. O EBITDA ajustado de custos de reestruturação atingiu 3,3 M€, representando uma diminuição de 22,1%.

“O primeiro semestre de 2023 foi marcado pelos 50 anos do EXPRESSO e pela liderança indiscutível deste jornal e da SIC. O segmento de Publishing, no qual se inclui o Expresso, teve um excelente resultado, com um crescimento de 43,4% no EBITDA, com crescimento em várias fontes de receitas, incluindo a publicidade e as assinaturas digitais, beneficiando, nesta frente, do lançamento do Clube Expresso”, revela Francisco Pedro Balsemão.

“Já no segmento de televisão, a SIC, líder de audiências há 53 meses, é também a empresa que tem uma maior fatia do investimento publicitário, tendo as receitas totais, no entanto, caído devido às alterações nos hábitos de consumo que se têm sentido no setor”.

A SIC atingiu 73,4 M€ de receitas totais no primeiro semestre, comparativamente a 77 M€ registados no mesmo período de 2022. Os custos operacionais reduziram 2,9%, devido à otimização da gestão da grelha de programação televisiva. O EBITDA da SIC, ajustado dos custos de reestruturação, atingiu 3,9 M€.

No segmento Impresa Outras, onde estão incluídos as contas da Infoportugal, esta atingiu receitas operacionais de 0,7 M€, representando um acréscimo de 5,5% relativamente ao primeiro semestre de 2022. Em termos de resultados consolidados, o EBITDA deste segmento foi negativo, no montante de 1,2 M€.

Na sequência dos resultados apresentados, Francisco Pedro Balsemão assegura que o foco do grupo no segundo semestre estará, “no crescimento das receitas nas várias áreas de negócio, do publishing e da televisão. Será dada continuidade aos projetos em curso para acelerar a implementação da estratégia digital, com destaque para o streaming, área para a qual a Impresa está particularmente capacitada e bem posicionada face à concorrência nacional, devido à aposta pioneira na Opto e nos canais FAST, bem como para o áudio, tendo em conta o extenso e rico portefólio de podcasts que o Grupo construiu nos últimos dois anos, e ainda para o branded content, através do Atelier Impresa”.

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