NetAudience: TVI mantém liderança no digital pelo 15º mês consecutivo
E vão 15 os meses consecutivos em que a TVI mantém a liderança no digital. Em maio, o reach multiplataforma da televisão de Queluz foi de 3 milhões e 406 mil pessoas, ligeiramente abaixo dos 3 milhões e 785 mil pessoas alcançadas em abril. O canal da Media Capital continua, por isso, com o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal. Em segundo lugar, mantém-se a SIC,que segura a segunda posição do pódio pelo segundo mês consecutivo com 3 milhões 355 mil pessoas, acima dos 3 milhões e 205 mil pessoas alcançadas em abril, através das suas plataformas digitais. O Correio da Manhã também segura a terceira posição do pódio com 2 milhões 970 mil pessoas, ainda assim, com um recuo face às 3 milhões e 22 mil pessoas de abril, segundo dados do NetAudience.
O quarto lugar do ranking da Marktest volta a ser ocupado pelo Jornal de Notícias, com um alcance de 2 milhões 699 mil pessoas em maio, ligeiramente abaixo dos 2 milhões e 756 mil pessoas alcançadas no mês anterior.
Em maio, deu-se uma inversão dos quinto e sexto lugares, com o Expresso a voltar a ultrapassar a Flash, com um alcance de 2 milhões 654 mil pessoas. A revista regressa, assim, à sexta posição do ranking com 2 milhões 353 mil pessoas.
Com um alcance digital de 2,26 milhões de pessoas, a NiT regista uma ligeira diminuição mas mantém a sétima posição.
Entre os títulos generalistas, surge ainda a RTP com o reach de 1,67 milhões de pessoas. Diário de Notícias continua em nono lugar, com um reach de 1,64 milhões de pessoas.
Entre os títulos de informação económica, o Jornal de Negócios mantém a liderança com um alcance de 1,18 milhões, apesar de continuar a recuar – em abril tinha tido um alcance de 1,29 milhões de pessoas. O Dinheiro Vivo prossegue em segundo lugar com um reach de 1,12 milhões de pessoas. O Jornal Económico, deixou em fevereiro o ranking da Marktest.
No segmento desportivo, Jogo e Record invertem posições, com o título da Global Media a recuperar a liderança com um reach de 1,80 milhões de pessoas, acima dos 1,48 milhões de pessoas em abril. O Record volta ao segundo lugar com um alcance de 1,73 milhões de pessoas em maio, apesar de acima dos 1,58 milhões registados em abril. Segue-se o site MaisFutebol, que continua em terceiro lugar, apesar de ver o seu reach digital subir, passando de 1,05 milhões em abril para 1,19 milhões no mês passado.
Entre os canais de televisão, além da TVI e da SIC, que ocupam os dois primeiros lugares no ranking geral, segue-se a RTP, que sobe uma posição e é agora 11ª, mas mantendo o reach multiplataforma nas mesmas 1,67 milhões de pessoas de abril.
Nas rádios, a RFM mantém o estatuto de estação com maior alcance digital em Portugal conquistado no último mês de 2022, apesar de ver também o seu reach recuar de 1,39 milhões em abril para as 1,15 milhões no último mês. A TSF, que volta a surgir no segundo lugar, regista uma descida do reach digital, passando de 1,17 milhões de pessoas alcançadas em abril para as 941 mil em maio. A Renascença mantém o terceiro lugar, subindo de 573 mil pessoas alcançadas em abril para 697 mil em maio. Segue-se a Rádio Comercial, cujo reach digital sobe de 348 mil pessoas alcançadas em abril para 385 mil em maio.
Na análise aos resultados por grupo de media, a liderança pertence, uma vez mais, à Media Capital, embora o grupo dono da TVI veja o seu reach multiplataforma diminuir de 4 milhões e 361 mil pessoas em abril para 4 milhões 262 mil no mês passado. O Global Media Group mantém a segunda posição recuperada em março, subindo de 4 milhões e 197 mil pessoas em abril para 4 milhões e 200 em maio. Com aproximadamente 4 milhões e 140 mil pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais em maio, o grupo dono do Correio da Manhã e CMTV volta a encerrar o top 3.
A Impresa segue em quarto lugar com 4, 06 milhões em maio, acima dos 3,89 milhões alcançadas no mês anterior.
O grupo RTP recupera o quinto lugar de 1,49 milhões de pessoas alcançadas em abril para 1,67 milhões em maio e o grupo Renascença Multimédia cai para sexto lugar, descendo de 1,74 milhões de pessoas alcançadas em abril para 1,58 milhões em maio.
A Bauer Media Audio Portugal mantém-se em sétimo, registando uma ligeira diminuição do reach de 475 mil pessoas em abril para 465 mil em maio.
O ranking NetAudience apresenta desde maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: aproximadamente 5 milhões e 391 mil pessoas alcançadas em multiplataforma no último mês.