A evolução do marketing: É móvel

Por a 28 de Junho de 2023

Estamos constantemente em movimento, entre a vida pessoal e profissional o ritmo é o desafio do dia-a-dia. Então de que forma somos impactados pelas marcas à nossa volta? Como continuamos a ter padrões de pesquisa, compra e decisão? Influenciados pelo passado ou de olhos postos no futuro?

Como será o futuro do marketing? E como a tecnologia será fundamental para impulsionar uma experiência personalizada entre marca e consumidor. Chegou a era do marketing móvel?

O marketing móvel é, cada vez mais, uma parte essencial na estratégia de marketing de muitas marcas. Com o uso generalizado de smartphones e de outros dispositivos, como smartwatches, tablets, e outros que vão surgir, como os mais recentes Apple Vision Pro no campo da realidade aumentada, os consumidores estão cada vez mais conectados de forma constante e passam grande parte do seu tempo a usar esses mesmos dispositivos numa perspetiva móvel e é inevitável que se criem padrões de interação. Essa evolução está a criar novos canais para as marcas comunicarem com seu público-alvo, criando oportunidades de comunicação em tempo real.

A personalização é uma prioridade ainda maior no marketing móvel, onde toda a recolha de dados e a aplicação de algoritmos de machine learning podem trazer novos caminhos para as marcas compreenderem melhor as preferências, necessidades e comportamentos individuais dos consumidores. Essa compreensão mais profunda permitirá que as empresas personalizem toda a sua comunicação e construam experiências altamente relevantes e envolventes.

A tecnologia está a desempenhar um papel fundamental na capacitação de várias áreas através de tendências e avanços tecnológicos que impulsionarão o futuro das marcas e da sua forma de comunicar.

A inteligência artificial (IA) e o machine learning são essenciais para processar grandes volumes de dados e identificar padrões comportamentais e preferências individuais onde, posteriormente, com base nessas informações, as marcas podem fornecer recomendações e conteúdo altamente personalizado e relevante. Através de geolocalização, as marcas podem disponibilizar conteúdo e ofertas relevantes com base na localização dos consumidores e, dessa forma, abrir possibilidades para campanhas de marketing baseadas em localização, como cupões exclusivos para lojas físicas próximas ou notificações de eventos relevantes, ou mesmo para mecânicas de gamificação, entre outras.

Podendo ser complementadas com a constante evolução na área da realidade aumentada (RA), que terá um impacto significativo no marketing móvel, permitindo a criação de experiências imersivas e interativas. Como experimentar produtos virtualmente antes de fazer uma compra ou interagir com anúncios em RA que se integram perfeitamente no seu ambiente, que, por sua vez, pode também ser georreferenciado. Através da constante evolução nos métodos de pagamento móveis a que temos acesso, toda esta jornada móvel irá ser mais simples para o consumidor e irá tornar uma compra numa experiência totalmente conectada, eliminando obstáculos e aumentando a conveniência.

A forma como os consumidores vão interagir com as marcas irá mudar substancialmente e continuará a evoluir com o avanço da tecnologia. Estaremos a caminho de uma experiência cada vez mais conectada em que o padrão de interação será diferente, os dispositivos em que as marcas vão comunicar estão a evoluir e a forma como pesquisamos irá mudar, assim como a forma como teremos acesso a informação, conteúdo e publicidade. A presença constante e personalização que as marcas precisam de oferecer aos seus consumidores irá trazer uma série de benefícios para ambos.

Embora o marketing móvel personalizado ofereça inúmeras oportunidades, também apresenta bastantes desafios e considerações éticas. É essencial garantir a proteção da privacidade, obter consentimento adequado para recolher dados pessoais e evitar práticas invasivas e excessivas de publicidade. As marcas devem adotar uma abordagem transparente e responsável ao lidar com dados pessoais, respeitando sua privacidade e oferecendo opções claras de controlo e exclusão, sendo fundamental para uma relação de confiança duradoura entre marca e consumidor.

O marketing móvel personalizado é o futuro do setor da publicidade e oferece um potencial inexplorado para as marcas se ligarem aos seus consumidores de forma mais significativa, relevante e presente. Através do uso inteligente da tecnologia, como IA, geolocalização, RA e pagamentos móveis, as marcas podem criar experiências personalizadas, aumentar a conexão com os seus consumidores e impulsionar a eficácia das suas campanhas de marketing. No entanto, é crucial que as marcas mantenham a ética e a privacidade dos consumidores no centro da sua estratégia, garantindo uma abordagem responsável e transparente. À medida que o marketing móvel continua a evoluir, a personalização vai tornar-se cada vez mais essencial para o sucesso das marcas numa realidade altamente conectada e em constante movimento onde os padrões de interacção e canais que conhecemos vão evoluir para se tornarem cada vez mais presentes de forma “natural”.

Num futuro no qual sistemas automatizados e assistentes de IA personalizados se tornam cada vez mais presentes, é crucial que as marcas estejam aptas para se manterem relevantes.

Artigo de opinião assinado por Ricardo Melo, head of frontend na Fullsix

Deixe aqui o seu comentário