Bareme: Comercial e Bauer Media Audio continuam a liderar audiências de rádio
O estatuto de estação mais ouvida do país continua a pertencer à Rádio Comercial numa segunda vaga do Bareme Rádio em que as duas estações no top das preferências dos ouvintes reforçam audiências e reduzem distâncias, estando agora separadas por nove décimas. A rádio detida pelo grupo Bauer Media Audio segue na liderança com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na ordem dos 21,2%, valor que traduz um crescimento de precisamente nove décimas face aos resultados alcançados na primeira vaga de 2023. Igualmente com evolução positiva, a RFM cresce 1,3 pontos percentuais, fechando a segunda vaga do estudo da Marktest com uma AAV de 20,3%.
Com estes resultados, reduz-se a distância que separa as duas rádios preferidas dos portugueses, que se fixava em 1,3 pontos percentuais na primeira vaga deste ano. A Comercial lidera igualmente em reach semanal e em share de audiência, com 40,2% e 26,3%, respetivamente, que comparam com um reach semanal de 38,5% e um share de audiência de 25,9% no caso da RFM.
A M80 mantém o estatuto de terceira estação mais ouvida do país, confirmando a tendência de reforço no consumo de rádio nesta segunda vaga de 2023. A estação detida pela Bauer Media Audio Portugal regista uma AAV de 8,5%, um crescimento ligeiro, de uma décima, face à vaga anterior, quando se situava nos 8,4%. Segue-se a Renascença, com audiências em linha com as registadas na vaga anterior, repetindo uma AAV de 6,1%. A fechar o top 5 das estações mais ouvidas continua a estar a Antena 1, estação do grupo RTP que mantém a posição conquistada na primeira vaga deste ano e vê a sua AAV reforçada, ao crescer três décimas entre vagas, dos 4,9% para os 5,2%.
Apesar de voltar a ocupar a sexta posição, a Cidade FM aproxima-se novamente do top 5, encurtando a distância que a separava da estação pública de quatro para duas décimas, já que nesta segunda vaga a estação do grupo Bauer cresce seis décimas, passando de uma AAV de 4,5% na primeira vaga de 2023 para 5%. Seguem-se, na fasquia dos 3%, a TSF, com 3,9%, um crescimento de três décimas face à vaga anterior, e a Mega Hits, com 3,4%, mais uma décima do que na primeira vaga deste ano. A encerrar o top 10 encontram-se a Antena 3, com uma AAV de 1,7%, e a Smooth FM, com 1,1%, um recuo de uma décima em ambos os casos.
Distância entre os principais grupos de rádio alargada para 3,7 pontos percentuais
Analisando os resultados de audiência por grupo de media, a liderança mantém-se nas mãos da Bauer Media Audio Portugal. Os novos donos da Comercial, M80, Cidade FM e Smooth FM seguem na liderança das audiências de rádio em Portugal, com uma vantagem de 3,7 pontos percentuais para o grupo Renascença Multimédia. Segundo os dados divulgados pela Marktest relativamente à segunda vaga do Bareme Rádio em 2023, os resultados alcançados pelas estações que integram o portefólio de cada um dos grupos colocam a AAV da Bauer Media Audio nos 31,2%, um reforço de 1,1 pontos percentuais relativamente aos 30,3% registados no arranque deste ano, enquanto o grupo Renascença Multimédia fica pelos 27,5%, valor que traduz, ainda assim, um crescimento de 0,7 pontos percentuais relativamente aos 26,8% da vaga anterior. Com 7,5%, a RTP surge na terceira posição, com um crescimento de 0,6 pontos percentuais entre vagas.
A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. Após as dez mais ouvidas, seguem-se nesta segunda a vaga de 2023 a Rádio Observador, com uma AAV de 1,2% (+0,2 p.p.), a Rádio Nova Era, com 0,7% (-0,7 p.p.), a Antena 2, cp, 0,8% (+0,3 p.p.), a Rádio Meo Sudoeste e a Rádio Orbital, ambas com 0,4%, uma diminuição de três décimas no caso da primeira, enquanto a segunda mantém os mesmos valores da vaga anterior.
- Tweet
-
- Pin It
-
- BRANDED
- BRANDED
- BRANDED
- BRANDED
M&P Plus 
-
“A Amazon nunca entra num mercado para ficar em segundo”
A estratégia do Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, para conquistar ...
-
“Mantemos a ambição de aumentar a reputação da marca Portugal e a competitividade do destino turístico”
Portugal tem vindo a posicionar-se como “uma marca líder” e o objetivo é qu...
-
Regiões adaptam-se a novas tendências e a turistas “cada vez mais exigentes”
Turistas mais exigentes, com motivações e preferências “mais complexas”. ...
-
“Temos agora a capacidade de pensar e desenvolver uma abordagem mais integrada”
Consultoria estratégica de marca, comunicação interna e formação de porta-vo...
-
Os planos do novo diretor que quer fazer da SIC Mulher e SIC Caras referências nacionais
Nélson Furtado é, desde o início do mês, o diretor da SIC Mulher e da SIC Car...
-
“Criação de plataforma de streaming única em Portugal podia ser alternativa”
Num dos debates mais aguardados do 32º Digital Business Congress da APDC –...
-
Experiência em televisão pode ser decisiva para rentabilizar 5G
A concorrência no setor, o 5G, a entrada de novos players e críticas, em uníss...
-
“Está a faltar-nos aquela dose de loucura e de atrevimento para romper”
Em vésperas da primeira edição do festival do CCP e da Semana Criativa de Lisb...
-
Empresas portuguesas “obrigadas” a importar talentos digitais
Portugal não está a conseguir dar conta do recado quando o tema é contrataçã...
-
Competências digitais no centro da oferta de universidades e empresas de formação
Adaptar é a palavra de ordem nas empresas de formação e nas universidades que ...
-
Uma agência portuguesa em Timor
Depois de terem reestruturado a Torke CC no início do último ano, os dois funda...
-
Como será a nova etapa da Bro Cinema nas mãos de um trio “multifacetado”
A Bro Cinema faz 10 anos, marco que coincide com uma nova equipa para comandar os...
-
“Os publishers nacionais têm muita dificuldade em fazer crescer as receitas de publicidade digital”
A entrada de um fundo de investimento luso-espanhol no capital da empresa assinal...
-
“A inteligência artificial não assinará notícias. Jamais”
Não se fala de outra coisa e são mais as dúvidas do que as certezas. Mas, num ...
-
“Queremos marcas de maior capacidade de investimento”
Alfred acaba de nascer mas anda no mercado há quase 25 anos. É a nova vida da a...
-
“A ausência de naming sponsor não coloca em causa a sustentabilidade do festival”
Estrella Damm, Compal e Sociedade Ponto Verde foram os primeiros patrocinadores a...
-
Tática de jogo passa por diversificar formatos e criar mensagens impactantes
A comunicação das casas de apostas desportivas online é constante ao longo do ...
-
Marketeers “calçam” sapatilhas Air Jordan para tirar lições da marca que se tornou referência mundial
A estreia do filme Air, que conta a história da parceria revolucionária entre o...
-
No Mames Wey chega a Portugal e quer abrir o apetite a qualquer investidor
Lisboa é o mais recente destino da cadeia de restaurantes de comida mexicana No ...
-
“As agências de meios atuam hoje como verdadeiras consultoras”
A Arena Media Portugal chegou ao 15º lugar do ranking WARC Effective 100, assumi...
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB

Edições Digitais
-
Em primeiro plano na capa desta quinzena está uma entrevista com David Pontes, que assumiu a direção do Público esta quinta-feira. Ao M&P, naquela que ...><
-
Em primeiro plano na capa desta edição encontra um trabalho especial dedicado ao setor do turismo, onde focamos a estratégia das entidades responsáveis pela...><
-
Em primeiro plano na capa desta quinzena está uma entrevista com Susana Albuquerque, presidente do CCP. Com o festival à porta, o M&P foi ouvir a profissi...><
-
O que pode ler na mais recente edição do M&P
- 2 Junho 2023
-
M&P 934: Especial Festivais de Verão
- 2 Junho 2023
-
Novobanco estreia-se como patrocinador do NOS Alive
- 2 Junho 2023
Sorry. No data so far.