NetAudience: TVI volta a crescer e consolida liderança no digital
Com um reach multiplataforma próximo dos 3 milhões e 800 mil pessoas, a TVI voltou a ser em março, e pelo 13º mês consecutivo, o meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal. A liderança de Queluz sai reforçada já que os números relativos ao último mês, divulgados pela Markest, traduzem um crescimento face aos 3 milhões e 493 mil pessoas alcançadas através das plataformas digitais da estação detida pela Media Capital em fevereiro. Com este resultado, a TVI consolida a liderança ao ampliar a vantagem para o Correio da Manhã, que mantém a segunda posição no ranking NetAudience mas, ao contrário da estação de Queluz, regista uma evolução negativa. O diário da Cofina viu o seu alcance digital recuar dos 3 milhões e 384 mil pessoas em fevereiro para aproximadamente 3 milhões e 248 mil pessoas no último mês.
O terceiro lugar do ranking da Marktest volta a ser ocupado pela SIC, que está de regresso à fasquia dos 3 milhões. Após ter visto o seu reach descer aos 2 milhões e 875 mil pessoas alcançadas através das plataformas digitais em fevereiro, a estação de Paço de Arcos alcançou em março perto de 3 milhões e 157 mil pessoas.
O Jornal de Notícias ocupa novamente a quarta posição entre os meios de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, com aproximadamente 2 milhões e 817 mil pessoas alcançadas, subindo também face aos 2 milhões e 727 mil pessoas alcançadas em fevereiro pelo título do Global Media Group. A única mexida no top 5 é a entrada do Expresso, que salta do sétimo lugar ocupado nos últimos meses para a quinta posição ao ver o seu reach multiplataforma crescer para os 2 milhões e 516 mil pessoas alcançadas em março, resultado que compara com 2,28 milhões de pessoas alcançadas no mês anterior. Com um alcance digital de 2,35 milhões de pessoas, a Flash surge na sexta posição, ultrapassando a NiT, que regista em março um reach de 2,34 milhões. Entre os títulos generalistas, surge ainda o Diário de Notícias na nona posição, com 2,11 milhões de pessoas alcançadas no último mês.
No segmento de informação económica, o Dinheiro Vivo mantém a liderança conquistada em fevereiro, registando novo crescimento, dos 1,46 milhões para 1,66 milhões de pessoas alcançadas. Já o Jornal de Negócios volta a recuar, passando de 1,41 milhões para 1,37 milhões. O Jornal Económico, que apresentava em janeiro um reach de 243 mil pessoas, deixou no último mês o ranking da Marktest.
Entre os desportivos há novo líder. O Record, que vê o seu reach subir dos 1,42 milhões para perto de 1,76 milhões de pessoas, recupera o primeiro posto perdido em janeiro para O Jogo, título da Global Media que segue próximo já que, apesar de perder a posição para o concorrente da Cofina, regista igualmente uma subida do reach, dos 1,49 milhões registados em fevereiro para aproximadamente 1,73 milhões de pessoas em março. Segue-se o site MaisFutebol, que vê também o seu reach digital subir, passando de 1,01 milhões em fevereiro para 1,16 milhões no último mês.
Entre os canais de televisão, além da TVI e da SIC, que ocupam o primeiro e terceiro lugares no ranking geral, segue-se a RTP, que sobe duas posições e é agora 13ª, registando um reforço do reach multiplataforma, dos 1,31 milhões de pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais em fevereiro para perto de 1,67 milhões em março.
Nas rádios, a RFM mantém o estatuto de estação com maior alcance digital em Portugal conquistado no último mês de 2022, crescendo dos 1,05 milhões de pessoas alcançadas em fevereiro para aproximadamente 1,44 milhões no último mês. A TSF, que volta a surgir no segundo lugar, regista igualmente uma subida do reach digital, passando de um milhão de pessoas alcançadas para 1,12 milhões. A Renascença, que cresce de 561 mil para cerca de 665 mil pessoas alcançadas, mantém o terceiro lugar, seguindo-se a Rádio Comercial, cujo reach digital sobe de aproximadamente 248 mil pessoas alcançadas no mês anterior para perto de 366 mil pessoas alcançadas em marlo.
Analisando os resultados por grupo de media, a liderança continua nas mãos da Media Capital. Com um reach multiplataforma próximo dos 4 milhões e 449 mil pessoas em março, o grupo dono da TVI vê o seu alcance digital ampliado comparativamente aos 4 milhões e 309 mil pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais em fevereiro. O Global Media Group recupera a segunda posição, perdida no mês anterior para a Cofina, ao crescer dos 4 milhões e 212 mil pessoas alcançadas no mês anterior para perto de 4 milhões e 347 mil pessoas em março, enquanto o grupo dono do Correio da Manhã e CMTV fecha agora o top 3 apesar de registar também uma evolução positiva, dos 4 milhões e 189 mil pessoas alcançadas em fevereiro para os 4 milhões e 219 mil pessoas no último mês.
A Impresa segue em quarto lugar com 3,95 milhões, reforçando face aos cerca de 3,64 milhões de pessoas alcançadas no mês anterior. O grupo Renascença Multimédia volta a ocupar o quinto lugar, subindo de 1,44 milhões para perto de 1,81 milhões de pessoas alcançadas, seguido pelo grupo RTP, que cresceu de 1,31 milhões para 1,67 milhões de pessoas alcançadas em março. A Bauer Media Audio Portugal mantém-se em sétimo, registando um incremento do reach de 353 mil pessoas para cerca de 482 mil.
O ranking NetAudience apresenta desde maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: aproximadamente 5 milhões e 461 mil pessoas alcançadas em multiplataforma no último mês.