Consumo médio de televisão em Portugal recuou 17 minutos em 2022
Os portugueses passaram em média 5h21m por dia a ver televisão, no ano passado, um valor que representa menos 17 minutos face à média do período homólogo.
É uma das conclusões do “Media & Advertising Global Report”, análise anual da Marktest que sistematiza a informação mais relevante sobre a audiência e investimentos publicitários nos meios em Portugal.
O estudo conclui ainda, por exemplo, que as mulheres, os mais idosos, os residentes no Norte são os targets com maior apetência para o meio televisivo.
Em relação aos conteúdos televisivos mais emitidos, os programas de divertimento foram os que mais tempo ocuparam na grelha da RTP1, SIC e TVI. A única exceção entre os canais free to air foi a RTP2, onde predominaram programas juvenis.
O Media & Advertising Global Report da Marktest avalia também indicadores sobre a cobertura noticiosa, onde se conclui que os quatro canais generalistas emitiram, durante 2022, 85 mil notícias, com uma duração total de 3164 horas. O segundo valor mais alto em horas de emissão de notícias nos últimos 15 anos, de acordo com os registos históricos de audiência e de cobertura noticiosa. Só em 2020, no pico da pandemia, os canais generalistas dedicaram mais tempo à emissão de notícias.
Na análise ao tipo de noticiário emitido constata-se que, em média, 60% das notícias nos quatro canais generalistas foram de âmbito nacional. Esta proporção foi, no entanto, consideravelmente mais baixa na RTP2, com apenas 46% de noticiário de âmbito nacional.