Como vai ser a primeira edição do festival e da Semana Criativa de Lisboa do agora Clube da Criatividade

Por a 27 de Abril de 2023

É já de 19 a 26 de maio que decorre o 25º Festival CCP e 10ª Semana Criativa de Lisboa, iniciativas que promovem a criatividade na publicidade e no design, e a premiação dos melhores trabalhos, organizadas pelo Clube de Criatividade de Portugal.

“Traz outro amigo também” é o tema desta edição, que será também a primeira sob a denominação de Clube da Criatividade de Portugal e que, segundo o CCP,  “reforça a importância de todos os envolvidos na criatividade portuguesa para que ela saia mais forte e mais valorizada”.

Amigos à parte é o mote da primeira tertúlia do CCP, a 4 de maio, no auditório do M.Ou.Co Hotel, no Porto, que traz o design para cima da mesa. Bráulio Amado e Diogo Potes, dois designers, mas também dois amigos, respondem a questões que têm tanto de profissional como de pessoal.

A Semana Criativa de Lisboa inaugura dia 19 de maio, na Fábrica do Pão no Hub Criativo do Beato com o lançamento da quarta edição do Folha em Branco 2023, dedicado aos 25 anos de existência do CCP.

Segue-se a conferência “Presidentes ao Palco”. Bernardo Rodo (OMD), Carol Saraiva (Walt Disney LA), João Ribeiro (SaTG), Lizá Ramalho (R2), Tiago Canas Mendes (o escritório) e Tiago Guedes (Take it Easy) – os Presidentes de Júri desta edição – apresentam seis visões diferentes sobre as marcas e a criatividade hoje. Às conferências segue-se uma conversa moderada por Pedro Mesquita (This is Pacifica), vice-presidente do Clube.

Ainda no dia 19 de maio é divulgada online a shortlist dos melhores trabalhos do ano de Publicidade, Design, Digital, Experiências de Marca, Criatividade em Meios, Craft em Publicidade e Integração e Inovação. No mesmo dia, será também inaugurada a exposição “Shortlist Design”.

Este ano, a Semana Criativa de Lisboa volta a apostar na formação, com sessões para designers, publicitários, copywriters, estrategas, accounts e marketeers.

No dia 22 de maio, o festival acolhe três workshops. “O que vocês podem fazer pela criatividade” será o workshop inaugural, conduzido pelo diretor criativo e autor Pedro Bidarra. Segue-se “Una de dos Más Mujeres Creativas”, workshop dirigido a mulheres criativas, com a diretora criativa Belén Coca, responsável pelo projeto espanhol Más Mujeres Creativas.

Na sala Solutions Village no Edifício Xerox, a tarde fecha com “#BeyondCMYK” – o único workshop fora da Fábrica do Pão – com Paulo Carvalho, diretor comercial e marketing da Xerox.

No dia 24 de maio, decorre o workshop “Como ser mais competitivo em Festivais”, com Juan Christmann, diretor criativo e consultor da ALL AWARDS e o dia 25 de maio será dedicado a workshops, como “Improve Your Strategy Writing In One Hour”, com  a estratega Julian Cole, “Arrumar ideias e destralhar palavras”, com Conceição Garcia, CCO e formadora Escrever Escrever, e Isabel Zambujal, escritora e publicitária. Segue-se o workshop “Escrita de Guião”, com Tiago Cruz, diretor criativo da ACNE, o workshop “Direção de arte 2046”, com Julliano Bertoldi, diretor criativo da BBDO,  e o workshop “O processo de criação de uma identidade gráfica”, com Helder Pombinho, diretor criativo da VMLY&R.

Dia 22 de maio, o Clube volta a contar com a participação da APAP para a realização de uma tertúlia CCP sob o tema “O Impacto da Criatividade no Negócio” e o dia 23 de maio é dedicado às conferências “Traz outro amigo também”.

Dia 24 de maio,  o Clube realiza a 11ª edição da Ilustra 33 Hackathon 2023 by EDP, com curadoria de Jorge Silva da silva designers.

Das 19h às 23h, regressa a quarta edição do Portfolio Night Lisboa, em que 50 participantes, dos 18 aos 40 anos, apresentam os seus portfólios a 25 diretores criativos, que os avaliam, comentam e elegem o vencedor da noite.

De 19 a 25 de maio, decorrerá o Mercado Criativo, uma área de pontos de venda com artigos de designers, ilustradores e artesãos, assim como food trucks.

De 22 a 25 de maio regressa o Dia Aberto CCP Empresas, onde mais de 15 empresas da criatividade abrem as suas portas para receber jovens de escolas criativas e apresentarem o seu trabalho.

A gala entrega de prémios CCP realiza-se a 26 de maio, data em que se anunciam os prémios das sete categorias do 25º Concurso CCP 2023, será revelado o Grande Prémio Carreira do ano, e anunciados os vencedores do Grande Prémio para o Bem, Grande Prémio Jornalistas e Grande Prémio CCP 2023.

Na mesma noite, sobem ao palco os talentos Young Lions que vão representar Portugal em Cannes este ano e o Clube irá apresentar os vencedores das bolsas do programa Zona II, assim como dos dois Briefs Abertos 2023, dando a conhecer os jovens talentos que melhor responderam a briefs reais das lançados pelas marcas Jogos Santa Casa e Leroy Merlin.

A semana termina com a Festa de Encerramento, no espaço lounge da Fábrica do Pão, ao som da dupla The quiet times – Alberto Vieira, art director da Havas Portugal, e João Abreu, produtor executivo da Playground – e a DJ Santanathe4th – Armanda Santana, account director da Funnyhow.

A app do Festival “Clube da Criatividade” já está disponível e pode ser descarregada para IOS ou Android, com toda a programação e links para as inscrições e bilhetes.

Deixe aqui o seu comentário