CCP supera pela primeira vez a fasquia das 1.000 inscrições

Susana Albuquerque, presidente do CCP
Naquela que será a primeira edição desde que foi assumida a nova designação Clube da Criatividade, o festival atinge “o recorde absoluto de participação”, com um total de 1.030 inscrições, submetidas por 147 entidades. Este valor representa um crescimento a rondar os 8,9% comparativamente ao volume de inscrições registado no último ano, que tinha também fixado um novo máximo, com 946 inscrições. A organização salienta ainda que “este é um valor muito positivo, considerando que a edição anterior se realizou há menos de um ano”.
“Num mercado como o nosso, estes números são muito representativos do que se está a fazer e isso é bom para todos”, afirma, em declarações ao M&P, Susana Albuquerque, presidente do CCP, considerando que o Clube, que este ano mudou a sua designação com o objetivo de alargar a sua abrangência e promover a aproximação a outras áreas da criatividade, tem sido capaz de aumentar a essa representatividade do trabalho produzido a nível nacional.
“Temos conseguido atrair estruturas mais pequenas, sobretudo ao nível do design, onde o mercado está muito mais fragmentado, mais disperso pelo território, enquanto a publicidade está mais concentrada em Lisboa. Isso é das coisas que nos deixa mais contentes no Clube, conseguirmos ser representativos daquilo que se está a fazer no mercado, ter uma esmagadora maioria das empresas que produzem comunicação em Portugal a inscrever trabalhos”, aponta.
“Se isso não existir, não vale a pena existir o Clube. Ou, pelo menos, não vale a pena existir o festival, que continua a ser uma parte muito importante do Clube”, remata a responsável, defendendo que “ninguém quer ganhar prémios num festival onde tenha pouca concorrência”. Estes números, diz, “dão-nos a confiança de que está aqui uma boa colheita do que se está a fazer em Portugal”.
Na edição deste ano, as categorias com maior participação são as de Publicidade e Design, com 287 e 259 trabalhos a concurso, respetivamente. Seguem-se as categorias de Digital (165 inscrições), Craft em Publicidade (133) e Experiências de Marca (99). As categorias com menor número de projetos em competição são as de Criatividade em Meios (57) e Integração e Inovação (30).
As shortlists serão conhecidas no próximo dia 19 de maio, estando a revelação dos vencedores agendada para 26 de maio, na gala de entrega de prémios que este ano terá lugar na Fábrica do Pão, Hub Criativo do Beato.