Altice, Fuel e OMD lideraram investimento publicitário no primeiro trimestre
A Altice posicionou-se como o maior anunciante do mercado português no primeiro trimestre, totalizando um investimento, a preços de tabela, na ordem dos 131,1 milhões de euros. Fuel e OMD lideraram, segundo dados MediaMonitor, o investimento publicitário movimentado por agências criativas e agências de meios.
A operadora de telecomunicações, que detém as marcas Meo e Moche, lidera no acumulado destes primeiros três meses de 2023, sendo o maior anunciante em televisão, meio que concentra a maioria do investimento publicitário da empresa, para onde terão sido canalizados, a preços de tabela, cerca de 123 milhões de euros. A Altice surge ainda como quinto maior anunciante em outdoor (1,4 milhões de euros) e o quarto em imprensa (cerca de um milhão de euros). Nos lugares seguintes do ranking de anunciantes, com valores a preços de tabela, encontram-se a NOS (120,7 milhões de euros), Ediclube (119,1 milhões), o Continente (115,7 milhões) e a Unilever FIMA (94,9 milhões).
A OMD chega ao final do primeiro trimestre como a agência de meios que movimentou maior volume de investimento publicitário. Segundo dados MediaMonitor, a preços de tabela, a agência do Omnicom Media Group foi responsável por um investimento na ordem dos 421,3 milhões de euros. A segunda posição é ocupada pela Arena Media ao somar um investimento de 405 milhões de euros, seguida pela Carat, que encerra o período compreendido entre janeiro e março com 379 milhões de euros movimentados. Initiative (274,5 milhões) e Wavemaker (255,9 milhões) completam o top 5.
Já entre as agências criativas, no mesmo período, a liderança pertence à Fuel, responsável por uma presença em meios avaliada em 222,5 milhões de euros, a preços de tabela. Seguem-se a Dentsu Creative Portugal, com 200,3 milhões, e O Escritório, com 178,2 milhões. A completar as cinco primeiras posições estão a Wunderman Thompson (143,2 milhões) e a Publicis (140 milhões).
Analisando apenas os dados do último mês, o primeiro lugar entre os anunciantes pertenceu também à Altice, com 74,8 milhões de euros, a preços de tabela, investidos durante o mês de março. Do lado das agências de meios, a liderança ficou igualmente nas mãos da OMD (177,2 milhões). Já entre as agências criativas, a primeira posição ocupada pela Dentsu Creative Portugal (97,5 milhões).