O que pode ler na mais recente edição do M&P
Fique a par dos temas da mais recente edição do M&P, que está a chegar aos assinantes. Numa altura em que nos preparamos para revelar os vencedores dos Prémios Marketing M&P’22, quisemos saber como os marketeers olham para 2023. O destaque de capa vai para o contributo dos cinco diretores de marketing que aceitaram o repto do M&P e deixam algumas pistas sobre os caminhos que o marketing tomará este ano: Tiago Simões (MC Sonae/Continente), Luiza Galindo (Meo), Susana Coerver (Lidl), Sérgio Leal (McDonald’s) e António Fuzeta da Ponte (Worten) quais se junta ainda Manuel Botelho, secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN).
Em foco esta quinzena está também o branded content, num dossier especial onde os responsáveis desta área em 11 dos principais grupos de media nacionais ajudam a sentir o pulso à evolução de um formato que, garantem, tem crescido acima da média do mercado e deverá continuar a crescer nos próximos anos.
Destaque ainda para a entrevista a Inês Fonseca, portuguesa que foi considerada uma das 10 profissionais de marketing mais admiradas em Espanha e cujo percurso de mais de uma década a trabalhar a partir de Madrid ficamos a conhecer melhor nesta edição.
Conheça ainda mais pormenores sobre a operação local da Human to Human, agência espanhola especializada em marketing de influência que acaba de entrar no mercado português, onde, conclui um estudo que desenvolveu em parceria com a Primetag, esta área já vale 20 milhões de euros, podendo chegar aos 25 milhões já em 2023. Para isso, no entanto, é preciso contrariar o facto de mais de metade do investimento em marketing de influência estar a ser “mal gasto”, não produzindo o ROI desejado, como indica o estudo. Saiba ainda como está a evoluir a circulação paga da imprensa portuguesa, numa análise aos dados de 2022 divulgados no final do último mês pela APCT.
Os espaços de opinião são assinados por Ricardo Tomé (Media Capital Digital) e Vítor Cunha (JLM & Associados). Os temas que poderá ler nesta edição em pormenor:
Entrevista: “Às vezes sinto que falta um bocadinho de valentia à publicidade portuguesa”
Inês Fonseca, head of marketing da Johnnie Walker para o Sul da Europa, foi considerada uma das 10 profissionais de marketing mais admiradas em Espanha. Pretexto para conhecer melhor um percurso internacional que já soma mais de uma década, com passagens pela Lego, McDonald’s, Subway e Diageo
Como os marketeers olham para 2023
Inflação, preço, imprevisibilidade, instabilidade, incerteza. Algumas das palavras que acabam por atravessar todas as análises e previsões sobre os caminhos que as marcas terão de percorrer em 2023. Mas também propósito, humanização, proximidade, relacionamento, reconectar. Como evoluirá o investimento publicitário e quais serão as principais prioridades de comunicação das empresas? Quais os grandes desafios que se colocam aos marketeers? E que tendências podem emergir deste contexto? O M&P lançou o repto aos diretores de marketing de alguns dos maiores anunciantes do mercado português. Aqui ficam algumas pistas, a partir da perspetiva dos quatro profissionais que aceitaram o desafio de refletir sobre o que será o marketing em 2023, a que somamos ainda a visão da secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes
“Abrimos escritório em Portugal para satisfazer a procura local”
A Human to Human, agência espanhola de marketing de influência, acaba de entrar no mercado português. O diretor geral, Luis Díaz, explica, em entrevista ao M&P, como espera posicionar a operação local para capitalizar uma área de negócio que, em Portugal, pode atingir os 25 milhões de euros já em 2023
TechOf vai formar marketeers com método do exército israelita
O Tech Of, centro de formação e especialização tecnológica, abriu, este mês, em Lisboa e promete revolucionar a aprendizagem em Portugal. Com essa ambição, fez uma parceria com a empresa israelita Wawiwa, que ensina com base numa metodologia usada pelo exército do país. Marketing digital incluído
APCT: Público é o único generalista a encerrar 2022 com mais circulação paga. Digital ainda longe de compensar quebras no papel
O crescimento da circulação digital paga não chega a todos os títulos e, mesmo quando isso é uma realidade, são raros os casos em que permite equilibrar a balança perante as quebras nas vendas das edições impressas. Dos 40 títulos aqui analisados, são 19 aqueles que registam crescimento no digital. Mas são apenas quatro aqueles que encerram 2022 com mais circulação paga apesar de registarem quebras no papel
Especial Branded Content
Branded content veio para ficar
Cresceu, cresce e vai continuar a crescer. Este é o verbo escolhido pelos responsáveis ouvidos pelo M&P para definir a evolução do branded content nos principais grupos de media nacionais
Como os media têm aberto a porta dos conteúdos às marcas
São cada vez mais os projetos que os órgãos de comunicação social têm em mãos nesta área, onde assumem cada vez mais preponderância as iniciativas multiplataforma. Aqui ficam alguns dos exemplos destacados pelos responsáveis ouvidos pelo M&P
Um dia na vida de…
Filipa Appleton, head of brand & marketing da Galp
Vem aí o Ministério GPT
Artigo de opinião de Ricardo Tomé, diretor coordenador da Media Capital Digital e docente na Católica Lisbon School of Business and Economics
E para que serve o Estado?
Artigo de opinião de Vítor Cunha, administrador da JLM & Associados
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