NetAudience: TVI recua mas segura liderança no digital
Apesar de traduzir um ligeiro decréscimo face ao mês anterior, o reach multiplataforma de 3 milhões e 493 mil pessoas alcançado pela TVI em fevereiro foi suficiente para assegurar o 12º mês consecutivo de liderança no digital. A estação de Queluz mantém assim o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, embora veja o Correio da Manhã encurtar a distância. O diário da Cofina alcançou em fevereiro, segundo dados do NetAudience agora divulgados, 3 milhões e 384 mil pessoas através das suas plataformas digitais, uma subida relativamente aos 3 milhões e 219 mil pessoas alcançadas no mês anterior, o que deixa o título mais próximo da TVI do que em janeiro, mês em que a estação da Media Capital registava um reach multiplataforma de 3 milhões de 796 mil pessoas.
Depois de ter perdido o segundo posto para o Correio da Manhã em janeiro, a SIC volta a surgir no terceiro posto do ranking da Marktest, sofrendo nova quebra que deixa a estação de Paço de Arcos abaixo da fasquia dos 3 milhões, com perto de 2 milhões e 875 mil pessoas alcançadas através das plataformas digitais, número que compara com 3 milhões e 63 mil pessoas no primeiro mês de 2023.
O Jornal de Notícias volta a ocupar a quarta posição entre os meios de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, com aproximadamente 2 milhões e 727 mil pessoas, números que representam também uma descida face aos 2 milhões e 964 mil pessoas alcançadas em janeiro pelo título do Global Media Group. A NiT encerra o top 5 pelo segundo mês consecutivo, embora recue dos 2 milhões e 760 mil pessoas para perto de 2 milhões e 349 mil pessoas, seguida pela Flash, na sexta posição com um alcance digital de 2,2 milhões de pessoas.
Analisando os restantes títulos de imprensa generalista, seguem-se o Expresso e o Diário de Notícias. O semanário da Impresa vê o seu reach multiplataforma descer dos 2,28 milhões para 2,11 milhões em fevereiro, enquanto o diário da Global Media recua dos 2,08 milhões de pessoas alcançadas em janeiro para 1,9 milhões no último mês.
No segmento económico há novo líder. O Dinheiro Vivo, que tinha praticamente duplicado o seu reach multiplataforma entre dezembro e janeiro, cresce novamente em fevereiro e ultrapassa o Jornal de Negócios. De acordo com dados do NetAudience, a marca de informação económica do Global Media Group sobe de 1,11 milhões para perto de 1,46 milhões de pessoas alcançadas em fevereiro, enquanto o título da Cofina, recua de 1,5 para aproximadamente 1,41 milhões. O Jornal Económico, que apresentava em janeiro um reach de 243 mil pessoas, deixou de estar presente no ranking da Marktest.
Entre os desportivos, O Jogo mantém a liderança conquistada em janeiro apesar de ver o seu reach multiplataforma recuar de 1,97 milhões de pessoas para 1,49 milhões em fevereiro, sendo seguido de perto pelo Record, que recua de 1,84 milhões para 1,42 milhões. Segue-se o site MaisFutebol, que vê o seu reach digital diminuir ligeiramente, passando de 1,09 milhões em janeiro para 1,01 milhões no último mês.
Nos canais de televisão, além da TVI e da SIC, que ocupam o primeiro e terceiro lugares no ranking geral, segue-se a RTP, que sobe uma posição e é agora 15ª, mantendo o reach multiplataforma em linha com o mês de janeiro: 1,31 milhões de pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais em fevereiro. Entre as rádios, a RFM mantém o estatuto de estação com maior alcance digital em Portugal conquistado no último mês de 2022, apesar de ver o seu reach multiplataforma sofrer uma redução de 1,46 milhões de pessoas alcançadas em janeiro para 1,05 milhões no último mês. A TSF, que volta a surgir no segundo lugar, regista igualmente uma diminuição reach digital, passando de 1,15 milhões de pessoas alcançadas para um milhão. A Renascença, que desce de 639 mil para cerca de 561 mil pessoas alcançadas, mantém o terceiro lugar, seguindo-se a Rádio Comercial, cujo reach digital desce de aproximadamente 365 mil pessoas alcançadas no mês anterior para perto de 248 mil pessoas alcançadas em fevereiro.
Na análise aos resultados por grupo de media, a liderança continua entregue à Media Capital. Com um reach multiplataforma de 4 milhões e 309 mil pessoas em fevereiro, o grupo dono da TVI vê, no entanto, o seu alcance digital recuar comparativamente aos 4 milhões e 451 mil pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais no primeiro mês de 2023. É na segunda posição que surge a primeira mexida, com a Cofina a ultrapassar o Global Media Group. Apesar de recuar dos 4 milhões e 353 mil pessoas alcançadas no mês anterior para perto de 4 milhões e 212 mil pessoas em fevereiro, o grupo dono do Correio da Manhã e CMTV supera o grupo do DN, JN, TSF e O Jogo, que fecha agora o top 3 aos descer também dos 4 milhões e 356 mil pessoas alcançadas em janeiro para os 4 milhões e 189 mil pessoas no último mês.
A Impresa segue em quarto lugar com 3,64milhões, recuando face aos cerca de 3,81 milhões de pessoas alcançadas no mês anterior. O grupo Renascença Multimédia volta a ocupar o quinto lugar, descendo de 1,84 milhões para 1,44 milhões de pessoas alcançadas, seguido pelo grupo RTP, mantendo os mesmos 1,31 milhões de pessoas alcançadas no primeiro mês deste ano. A Bauer Media Audio Portugal mantém-se em sétimo, registando uma diminuição do reach de 485 mil pessoas para cerca de 353 mil.
O ranking NetAudience apresenta desde maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: aproximadamente 5 milhões e 410 mil pessoas alcançadas em multiplataforma no último mês.