Impresa cria cargo de chief digital officer e nomeia Bruno Mateus Padinha

Por a 30 de Março de 2023

A Impresa nomeou Bruno Mateus Padinha para as funções de chief digital officer. O cargo, que não existia no grupo até aqui, foi criado para juntar as áreas de receitas e produtos digitais, bem como as de tecnologias de informação, distribuição, data e research.

João Paulo Luz, diretor de negócios digitais e publishing da Impresa, continuará com o mesmo cargo, passando agora a reportar ao novo chief digital officer, assim como José Galvão e Rita Sobral, responsáveis pelas áreas de tecnologias de informação e desenvolvimento digital e de research, respetivamente.

Bruno Mateus Padinha assume funções a partir do dia 2 de maio, integrando igualmente as Comissões Executivas das sociedades SIC e Impresa Publishing, detidas pela Impresa, juntamente com Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo, Nuno Conde, chief legal officer, e Paulo Reis, chief financial officer.

Mestre em Informática e Gestão pelo ISCTE-IUL e com uma formação académica também no Harvard Leadership Program, Bruno Mateus Padinha foi, desde 2016, partner e membro do Conselho de Administração da EY, com o pelouro dos serviços de Consultoria de Gestão e Tecnológica em Portugal, Angola e Moçambique. Entrou na Ernst & Young em 2013, como diretor executivo. Antes, foi partner fundador na Critical Management Consulting e diretor da Arthur D. Little entre 2008 e 2011. Foi ainda docente convidado da Universidade Católica Portuguesa. Ocupou vários cargos entre 1996 e 2004 na Deloitte Consulting.

A criação do cargo de chief digital officer surge numa altura em que a Impresa aponta como objetivo triplicar o peso das receitas digitais no negócio do grupo até 2025, como adiantou Francisco Pedro Balsemão num artigo de opinião publicado em fevereiro no M&P.

”Para esse efeito, a Impresa vai continuar a sua aposta na Opto, com mais conteúdos e melhor experiência para o utilizador, aumentando a faturação via subscrição e robustecendo o modelo de publicidade com o lançamento de canais FAST (free ad-supported streaming services, ou canais digitais lineares)”, explicava o CEO do grupo dono da SIC e do Expresso nesse artigo, onde antecipava ainda que “a proposta de valor da SIC Notícias vai ser reforçada, com uma maior centralidade e diversificação no digital”.

“O grupo lançará em breve a comunidade Expresso, oferecendo mais benefícios aos seus assinantes digitais, como a interação com jornalistas, comentários aos conteúdos e newsletters personalizadas”, acrescentava Francisco Pedro Balsemão, dizendo também que, no âmbito desta estratégia, “o áudio vai funcionar ainda mais como um complemento da proposta de valor multiplataforma, com novos podcasts e reforçando a sua rentabilização através de novas abordagens comerciais”.

Deixe aqui o seu comentário