Espaços Mar Shopping vão ter Casa Adaptada pelo Ikea para assinalar Consciencialização do Autismo

Por a 22 de Março de 2023

Os espaços Mar Shopping do Algarve e de Matosinhos, juntamente com o Ikea e com o Centro de Terapia e Desenvolvimento (O2a Centro), vão lembrar o Dia da Consciencialização do Autismo, que se assinala a 2 de abril, com uma Casa Adaptada que vai estar exposta entre os dias 1 e 16 do próximo mês.

Na prática, no piso 0 dos centros comerciais, vão estar patentes protótipos de dois quartos adaptados às necessidades de pessoas com PEA (Perturbações do Espetro do Autismo), numa altura em que, segundo a Associação Portuguesa Voz do Autista, “os principais desafios que pessoas com PEA enfrentam estão relacionados com  a falta de adaptação de espaços, necessária à sua inclusão”.

Segundo a equipa do O2a Centro, que intervém de forma integrada em mais de 100 crianças com PEA, “as adaptações de espaços públicos, locais de trabalho e casas devem ter em consideração não só a acessibilidade física e sensorial, mas também as competências socioemocionais e comunicativas de cada pessoa para serem o mais inclusivos possível. Optar por uma decoração com tons neutros, minimalista, compartimentada, com material pouco texturizado, insonorizado, sinalética visual, entre outros, pode ajudar a essa inclusão.”

Por outro lado, a Federação Portuguesa de Autismo revela que, nos últimos 30 anos, tem-se verificado um aumento do número de casos de Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) diagnosticados em todos os países onde são realizados os estudos de prevalência.

O último estudo, em Portugal, desenvolvido pelo Instituto Ricardo Jorge, estima que haja 50 mil pessoas com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), apesar de todos os estudos a nível mundial apontarem para cerca de 1,9% da população, o que equivale a uma possibilidade de haver quase 200 mil pessoas em Portugal com PEA, embora muitas não diagnosticadas

“Esta é mais uma iniciativa com que procuramos contribuir para uma maior inclusão de todas as pessoas e sensibilizar para as necessidades de grupos específicos das nossas comunidades. É claro que ainda há um caminho a percorrer, mas este pode ser um ponto de partida para questões que atualmente ainda não são muito faladas, como é o caso das necessidades específicas de pessoas com PEA, as quais, segundo os estudos apontam, continuarão a ser cada vez mais”, explica Sandra Monteiro, porta-voz da Ingka Centres Portugal, proprietária do Mar Shopping Algarve e do Mar Shopping Matosinhos.

“A casa pode e deve ser o nosso local de refúgio, conforto e segurança. Percebemos também que nos pode trazer tranquilidade e bem estar, tanto físico, como mental e emocional. Foi, por isso, um prazer pensar uma solução para pessoas que têm necessidades particulares, provando que, com os produtos regulares da nossa gama, é possível criar soluções funcionais, relevantes e sempre muito acessíveis, independentemente da condição de cada pessoa”, afirma Cátia Carvalho, home furnishing & retail design manager da Ikea.

A par da exposição da Casa Adaptada, no mesmo local, decorrerão também talks para o público em geral e para profissionais que trabalham com pessoas com PEA, bem como ações de informação e sensibilização, orientadas por psicólogos e terapeutas do O2a.

Deixe aqui o seu comentário