Correio da Manhã com Redação Aberta para celebrar os 44 anos
O Correio da Manhã abre as portas ao público, na próxima segunda-feira, dia 20 de março, para assinalar o 44º aniversário.
Com a iniciativa Redação Aberta, o diário generalista da Cofina Media vai receber no seu local de trabalho leitores, telespetadores, estudantes, parceiros institucionais, e personalidades da sociedade civil.
Com o mote, “Jornalismo! Liberdade! Democracia!”, a iniciativa – que assinala em paralelo os dez anos da CMTV –, “procura aproximar e mostrar aos leitores como é produzido o jornal, dando a oportunidade de conhecer de perto a vasta equipa que compõe o CM e a CMTV”.
Num evento com início a partir das 10h, a equipa do Correio da Manhã irá acolher de manhã estudantes, leitores e assinantes, num momento que contará também com a presença institucional do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. A tarde será dedicada a colaboradores, parceiros, cronistas e convidados especiais.
Ao longo de todo o dia, terão ainda lugar diversos painéis moderados por jornalistas do CM e CMTV, que vão revelar a visão de quem liderou e fez o jornal no passado e de quem agora o faz, além de múltiplos testemunhos que vão recordar as histórias que mais marcaram os 44 anos do CM.
Eduardo Dâmaso, diretor geral editorial adjunto do CM/CMTV e comissário das iniciativas celebrativas dos 44 anos da publicação, afirma: “O dia de Redação Aberta procura valorizar, reforçar e homenagear a comunidade de leitores e telespetadores que nos acompanha neste projeto editorial. Este dia decorrerá sob o lema ‘Jornalismo, liberdade, democracia’, homenageando a importância da comunicação social da construção e reforço do Estado de direito democrático.”
Ao final do dia estão também confirmadas as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. O evento encerrará com um momento musical proporcionado por António Zambujo, com transmissão em direto no site do Correio da Manhã.
Durante a iniciativa, vai ser apresentada a missão “CM44, Gente que faz mais pelo País”, um projeto do Correio da Manhã que irá identificar e mapear, em Portugal Continental, 44 instituições ou iniciativas que, “nas suas ações, promovam novas formas de viver e organizar em coletivo, procurando contribuir positivamente na construção de uma sociedade mais justa e sustentável”.
“O programa procurará de norte a sul do país ‘atores anónimos’ nas áreas da economia e inovação social – entidades e voluntários das mais variadas causas, procurando dar voz e protagonismo a quem se dedica a fazer um Portugal melhor”.