Bareme Rádio: Comercial entra em 2023 a liderar com regresso à fasquia dos 20%
De regresso à fasquia dos 20%, com uma Audiência Acumulada de Véspera fixada nos 20,3%, a rádio agora detida pelo grupo Bauer Media Audio mantém o estatuto de estação mais ouvida do país. Neste arranque de 2023, a distância que separa as duas rádios preferidas dos ouvintes portugueses, Comercial e RFM, fixa-se em 1,3 pontos percentuais, com a estação do grupo Renascença Multimédia a registar uma AAV de 19%.
Números que traduziriam uma evolução positiva na audiência de ambas as estações face à vaga anterior, com a Comercial a subir seis décimas e a RFM acrescer quatro, mas não podem, contudo, ser comparados com as audiências registadas na despedida de 2022, quando a primeira apresentava uma AAV de 19,7% e a segunda de 18,6%. Isto porque, como alerta a Marktest numa nota publicada a par da divulgação desta primeira vaga do Bareme Rádio em 2023, há uma “quebra de série nos dados” decorrente da “atualização do universo em estudo” na sequência da publicação dos dados definitivos dos Census 2021. “Por esta razão, os valores da vaga agora disponibilizada não são totalmente comparáveis com os das anteriores”, ressalva a mesma nota.
A M80, que mantém a posição de terceira estação mais ouvida do país, alcança o seu melhor resultado ao atingir neste arranque de 2023 uma Audiência Acumulada de Véspera na ordem dos 8,4%. Segue-se a Renascença, que alcança uma AAV de 6,1%, com o top 5 das estações mais ouvidas a ficar completo com a Antena 1, estação do grupo RTP que tem ficado pelo sexta lugar nas últimas vagas e que nos dados agora apresentados pela Marktest se posiciona à frente da Cidade FM com uma AAV de 4,9%.
A estação do grupo Bauer Media Audio, que regista nesta primeira vaga do ano uma AAV de 4,5%, surge agora no sexto posto. Seguem-se, na fasquia dos 3%, a TSF, com 3,6%, e a Mega Hits, com 3,3%. A encerrar o top 10 no arranque de 2023 encontram-se a Antena 3, com uma AAV de 1,8%, e a Smooth FM, com 1,2%.
Principais grupos de rádio em Portugal separados por 3,5 pontos percentuais
Na análise aos resultados de audiência por grupo de media, a Bauer Media Audio Portugal mantém a liderança herdada da Media Capital Rádios. Os novos donos da Comercial, M80, Cidade FM e Smooth FM seguem na liderança das audiências de rádio em Portugal, com uma vantagem de 3,5 pontos percentuais para o grupo Renascença Multimédia. Segundo os dados divulgados pela Marktest relativamente à primeira vaga do Bareme Rádio em 2023, os resultados alcançados pelas estações que integram o portefólio de cada um dos grupos colocam a AAV da Bauer Media Audio nos 30,3%, enquanto o grupo Renascença Multimédia fica pelos 26,8%. Com 6,9%, a RTP surge na terceira posição.
A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. Após as dez mais ouvidas, seguem-se nesta primeira vaga de 2023 a Rádio Observador, com uma AAV de 1%, a Rádio Nova Era, com 0,9%, a Rádio Meo Sudoeste, com 0,7%, a Antena 2, com 0,5%, e a Rádio Orbital, com 0,4%.
- Tweet
-
- Pin It
-
- BRANDED
- BRANDED
- BRANDED
- BRANDED
M&P Plus 
-
“O espírito é exatamente o mesmo. Só aumentámos o calibre da arma”
César Sousa assumiu a liderança criativa da FunnyHow na sequência de uma reorg...
-
Limitações no TikTok: Problema ou oportunidade para as marcas que apontam ao target jovem?
O TikTok anunciou que as contas de utilizadores com menos de 18 anos vão passar ...
-
Especial Banca e Seguros: Marcas empenhadas em segurar clientes
Os bancos portugueses estão preocupados e atentos aos seus clientes e ao que se ...
-
“Queremos estar na vanguarda da comunicação”
José Bourbon-Ribeiro é, desde 1 de março, o novo CEO da Hill+Knowlton Strategi...
-
“Às vezes sinto que falta um bocadinho de valentia à publicidade portuguesa”
Inês Fonseca, head of marketing da Johnnie Walker para o Sul da Europa, foi cons...
-
Como os marketeers olham para 2023
Algumas pistas deixadas por seis profissionais que aceitaram o desafio de refleti...
-
Branded content veio para ficar
Cresceu, cresce e vai continuar a crescer. Este é o verbo escolhido pelos respon...
-
TechOf vai formar marketeers com método do exército israelita
O Tech Of, centro de formação e especialização tecnológica, abriu, este mês...
-
“Abrimos escritório em Portugal para satisfazer a procura local”
Luis Díaz, diretor geral da Human to Human (H2H), não esconde que a aposta da a...
-
“A greve é o último recurso de uma luta. Mas às vezes é o recurso necessário e imperioso”
Numa altura em que se sucedem protestos e reivindicações em vários grupos de m...
-
Setor recupera mas ainda está no pára arranca
Está a recuperar, mas longe de alcançar os valores pré pandemia. Os responsáv...
-
Marcas automóveis aceleram aposta no digital
Há marcas que vão reforçar o investimento publicitário mais do que outras, ma...
-
Cidadãos preocupados com desinformação pedem “melhor” jornalismo
A pandemia veio pôr a descoberto a desinformação, mas ela continua presente na...
-
Como a DLaundry espera refrescar operação local da Samy Alliance
A DLaundry é a nova agência de comunicação e eventos do grupo Samy Alliance, ...
-
“A marca Portugal não pode ser só turismo”
Cristovão Monteiro, presidente do Centro Estratégico de Inovação Territorial,...
-
“Não é um objetivo eliminar as empresas ou assumir só a marca umbrella”
O GCI Media Group apresentou-se ao mercado no final de janeiro. Na primeira entre...
-
The Cocktail já mexe em Portugal
Os ingredientes para a The Cocktail, unidade de consultoria de negócio do grupo ...
-
“O reposicionamento é de crescimento e de resposta mais eficaz aos clientes”
O ano começou com um reforço de equipa. Agora arrancam novos departamentos de f...
-
Filipa Nascimento nos CTT para novo momento de viragem
Quase 10 anos depois de ter assumido a direção de marketing da Altice Arena, Fi...
-
Eventos estão vivos e recomendam-se
Pensou-se que o setor dos eventos estava (mal) fadado mas, em 2022, renasceu das ...
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB

Edições Digitais
-
O destaque de capa desta edição vai para um trabalho especial dedicado ao setor da banca e seguros, onde os responsáveis de marketing e comunicação de uma ...><
-
Numa altura em que nos preparamos para revelar os vencedores dos Prémios Marketing M&P'22, quisemos saber como os marketeers olham para 2023. O destaque de...><
-
Numa altura em que se multiplicam os protestos e reivindicações em vários grupos de media, o estado da comunicação social está em destaque na capa desta q...><
-
AutoSport despede-se da edição em papel
- 29 Março 2023
Sorry. No data so far.