“Esta solução comercial proporciona uma escala nunca antes vista neste negócio”

Pedro Miranda, diretor comercial da Bauer Media Audio Portugal
A Bauer Media Audio vai passar a disponibilizar no mercado português o Audio Xi, solução comercial que agrega todo o áudio digital do grupo para oferecer “aos anunciantes um ponto de entrada único”, não só para as estações que detém em Portugal, mas também para plataformas internacionais de conteúdos áudio. O objetivo é garantir mais escala às campanhas já que, através desta plataforma, desenvolvida em conjunto com a Bauer Media Irlanda, os anunciantes portugueses passam a ter a possibilidade de implementar campanhas segmentadas, quer junto de ouvintes da Comercial, M80, Cidade FM, Smooth FM e Vodafone FM, quer junto da audiência de três dezenas de publishers internacionais, numa rede de parceiros que, assegura o grupo, “concentra mais de 50 milhões de impressões” e alcança 3,4 milhões de ouvintes únicos.
“Se tivermos em mente que Portugal é o terceiro maior consumidor de podcast da Europa, com mais de 23% da população a consumir pelo menos um podcast por semana, rapidamente percebemos que a Audio Xi será um dos grandes motores do mercado, representando, também, uma das grandes vantagens de pertencermos à Bauer, visto que permitirá fazer crescer a operação em Portugal”, sublinha Salvador Bourbon Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio Portugal.
Em entrevista ao M&P, Pedro Miranda, diretor comercial do grupo, explica como funcionará a plataforma, que vantagens terá para os anunciantes nacionais e quais as expectativas para a nova solução comercializada pela Bauer no mercado português, descrita como uma ferramenta capaz de proporcionar “uma escala nunca antes vista neste negócio”.
M&P: Estão a apresentar ao mercado o Audio Xi. Esta é uma solução comercial que a Bauer já disponibilizava noutros mercados e que alargam agora ao mercado nacional ou é um novo produto?
Pedro Miranda (PM): Queria começar por esclarecer o significado desta marca que, orgulhosamente, estreamos em Portugal: Audio Xi significa Audio Exchange International. Estamos absolutamente convictos de que esta solução comercial representa uma nova visão sobre o mercado de áudio em Portugal e proporciona uma escala nunca antes vista neste negócio. Em toda a construção do Audio Xi, assim como num conjunto de outros processos, não posso deixar de referir que é uma enorme vantagem pertencer a um grupo de media que é especialista em áudio e que opera em nove países da Europa, onde detém mais de 150 estações de rádio. Toda a experiência colaborativa e de conhecimento que o grupo desenvolve permanentemente são um enorme trunfo para a Bauer Media Audio Portugal.
Respondendo concretamente à questão, o Audio Xi foi desenvolvido em conjunto com os nossos colegas da Bauer Irlanda e trabalha com a mesma plataforma tecnológica do Audio Xi deste país. A Irlanda é um dos países europeus que está na vanguarda do áudio digital e detém uma grande experiência acumulada nesta área pelo que esta é uma solução com resultados demonstrados e com a qual queremos contribuir para o dinamismo do mercado de áudio em Portugal. O Audio Xi Portugal junta-se assim ao Audio Xi Irlanda, à Audiostream nos países nórdicos e ao Octave Audio no Reino Unido na missão da Bauer Media Audio de garantir que os anunciantes usam a mesma tecnologia de publicidade líder de mercado.
M&P: Como funciona a plataforma e quais são as principais vantagens para os anunciantes?
PM: O Audio Xi é um audio exchange, ou seja, acima de tudo é uma ferramenta dedicada ao mercado publicitário, que permite que marcas e anunciantes alcancem um público que tem elevados níveis de engagement com os conteúdos que está a escutar. O Audio Xi combina o inventário de mais de 30 publishers, onde se incluem a Rádio Comercial, M80, Cidade FM, mas também serviços de podcast como o Wondery, Audioboom, Adelicious e Spreaker, serviços de música como o Soundcloud e agregadores de áudio como o TuneIn. Estes publishers ligarão anunciantes a um ambiente à prova de ad block, que dispõe de mais de 50 milhões de impressões mensais, 3.4 milhões de ouvintes únicos e um listen trough rate sempre superior a 90%, o que torna o Audio Xi no maior exchange de áudio em Portugal.
M&P: Ao nível da segmentação, esta ferramenta oferece possibilidades que não existiam até aqui no mercado?
PM: Há uma frase na apresentação do Audio Xi que é muito relevante para responder a esta questão: “A arte da publicidade áudio, com a tecnologia de compra de media digital”. As possibilidades de segmentação oferecidas pelo Audio Xi são muito vastas e passam por idade, género, geográficas e de fencing, tipo de dispositivo, sistema operativo, dayparting (escolha concreta de períodos do dia), tipo de conteúdo, entre muitos outros. Até clima. Os anunciantes terão nesta ferramenta uma extraordinária capacidade de segmentação, podendo atingir os seus públicos num ambiente confiável e totalmente transparente.
M&P: Estarão já a apresentar esta solução a agências de meios e anunciantes. Qual a recetividade que têm sentido do lado do mercado?
PM: Esta ferramenta vai ao encontro das expectativas do mercado e de todas as tendências internacionais. O mercado de áudio digital está em clara expansão em todo o mundo, prevendo-se que em 2023 os gastos com áudio digital na Europa suplantem a barreira dos mil milhões de euros. Estamos em crer que o Audio Xi pode ser um contributo decisivo para um mercado de áudio digital com verdadeira escala em Portugal.
M&P: Ao nível do investimento necessário do lado das marcas, estamos a falar de uma solução premium? O Audio Xi exigirá um investimento maior do lado das marcas comparativamente às campanhas ditas tradicionais?
PM: No que diz respeito a comparações, importa destacar que o Audio Xi representa audiências, e não marcas. Ou seja, não poderá comprar a Rádio Comercial ou a Cidade FM, em particular. Poderá, isso sim, ter acesso ao inventário destas marcas como parte da solução total. Pondo de parte valores e preços, o Audio Xi é, sem margem para dúvidas, uma solução premium. Não só porque disponibiliza acesso a um inventário muito valioso que não estava acessível anteriormente, como o faz num ambiente de brand safety, transparência e confiança ímpares.
M&P: Quais os vossos objetivos e expectativas para esta nova solução comercial?
PM: Desejamos, e vamos trabalhar árdua e continuamente para, conjuntamente com anunciantes e agências, expandir o mercado de áudio em Portugal, garantido que as marcas possam aproveitar a tecnologia para atingir os seus objetivos. A ambição que move a Bauer Media Audio Portugal é clara, ser a casa do áudio em Portugal. O Audio Xi é uma parte muito relevante desse caminho, que se faz todos os dias, produzindo os melhores conteúdos e disponibilizando as melhores soluções.
M&P: Acreditam que esta soluçinteressará sobretudo às marcas que já são atualmente anunciantes do meio rádio ou tem potencial para atrair anunciantes que habitualmente não investem em rádio?
PM: Excelente questão. Certamente que alguns dos nossos anunciantes vão ter campanhas no Audio Xi, mas achamos também que esta ferramenta abre portas às marcas que são mais centradas no mundo digital e nas suas potencialidades. Ou seja, antevemos que possamos aumentar a nossa base de clientes com a introdução do Audio Xi.
M&P: Há mais soluções comerciais da Bauer a caminho do mercado português no curto/médio prazo?
PM: A Bauer Media Audio Portugal é hoje uma empresa muito diferente do que era há um ano e está em profunda transformação, perseguindo um caminho de excelência em tudo o que diz respeito ao áudio, nas suas mais variadas vertentes. Existirão certamente novos projetos e todos chegarão ao mercado e serão comunicados, na devida altura.