Quem movimentou mais investimento publicitário em 2022?
O Continente posicionou-se em 2022 como o maior anunciante do mercado português ao totalizar um investimento publicitário na ordem dos 427,4 milhões de euros (valor a preços de tabela), de acordo com os dados preliminares de encerramento do ano da MediaMonitor. A insígnia da MC Sonae volta a ser, pelo terceiro ano consecutivo, responsável pelo maior volume de investimento movimentado, repetindo a liderança do ranking dos anunciantes registada em 2020 e 2021, anos em que encerrou oficialmente as contas do investimento publicitário, a preços de tabela, com cerca de 337 milhões e 402,7 milhões de euros movimentados, respetivamente.
Também a NOS volta a fechar as contas do ano na segunda posição. Após ter encerrado o ano de 2021 com aproximadamente 329,5 milhões de euros investidos, a operadora de telecomunicações soma, no acumulado de janeiro a dezembro de 2022, um investimento na ordem dos 418,3 milhões de euros. A Altice, que em 2021 não constava sequer no top 10 dos maiores anunciantes, chega ao final de 2022 na terceira posição, totalizando um investimento de 382,6 milhões de euros, relegando a Unilever FIMA para o quarto posto, com perto de 357,2 milhões de euros. Após ter ficado pelo sétimo lugar em 2021, a Lidl encerra o top 5 no ranking dos anunciantes em 2022, com um investimento próximo dos 299,7 milhões de euros.
Analisando os números das agências de meios, também a Carat volta a ser aquela que movimentou maior volume de investimento publicitário no acumulado de janeiro a dezembro de 2022. Segundo dados MediaMonitor, a preços de tabela, a agência do grupo Dentsu, que repete a liderança também pelo terceiro ano consecutivo, foi responsável por um investimento próximo de 1,64 mil milhões de euros. Igualmente sem alterações, a segunda posição voltou a ficar nas mãos da Arena, que totalizou um investimento a rondar os 1,50 mil milhões de euros. É na terceira posição que surge a primeira novidade face aos rankings de 2021. A OMD, que no ano anterior ficou pelo quinto lugar, encerra agora o top 3, tendo movimentado, entre janeiro e dezembro de 2022, 1,25 mil milhões de euros. No quarto lugar volta a estar a Initiative ao somar 1,14 mil milhões de euros, enquanto a Wavemaker, que no último ano ocupou a terceira posição, surge agora a fechar o top 5, com cerca de 996,7 mil milhões de euros.
A Fuel repete igualmente liderança no ranking das agências criativas com um investimento próximo de 857,9 milhões de euros no acumulado dos 12 meses do último ano. A Partners, que se despediu de 2022 já como Dentsu Creative Portugal, subiu ao segundo lugar após ter ocupado a quarta posição em 2021, fechando as contas de 2022 com um investimento na ordem dos 611,7 milhões de euros. Já a Havas Worldwide Lisboa, que ocupou o segundo lugar nos últimos dois anos, depois de ter liderado este ranking em 2019, encerra agora o top 3, somando 601,1 milhões de euros. Segue-se a VMLY&R, na quarta posição com 593,3 milhões de euros. A fechar o top 5, destaque para a presença da agência portuguesa O Escritório, com 566,8 milhões de euros.
NOS liderou investimento em dezembro
O maior anunciante do mercado português em dezembro foi a NOS, com um investimento na ordem dos 59,4 milhões de euros. A operadora de telecomunicações, que liderou os investimentos publicitários no último mês de 2022, sucedeu à L’Oréal, que ocupava em novembro a primeira posição e desceu em dezembro ao segundo lugar, com um investimento a rondar os 52,7 milhões de euros. A fechar o top 3 no mês de encerramento do ano surge outra operadora de telecomunicações, a Altice, que terá movimentado, a preços de tabela, cerca de 49,4 milhões de euros.
Já o Continente, líder no acumulado do ano, surge como o quarto maior anunciante do mês de dezembro, com um investimento na ordem dos 43,5 milhões de euros. A fechar o top 5 do ranking de anunciantes, num mês habitualmente muito marcado pelas campanhas de Natal das operadoras de telecomunicações, esteve a Vodafone, com um investimento a rondar os 39,5 milhões de euros.
Já nos rankings das agências, as lideranças no último mês de 2022 pertenceram à Fuel (94,4 milhões de euros) e Carat (187,3 milhões de euros), à frente das agências criativas e de meios, respetivamente.