NetAudience: TVI fecha 2022 na pole position do digital

Por a 12 de Janeiro de 2023

A TVI chegou ao fim de 2022 a agarrar o primeiro lugar do pódio com um reach multiplataforma de 3 milhões e 667 mil pessoas, ligeiramente abaixo das 3 milhões e 680 mil pessoas do mês anterior. Números que garantem, ainda assim, o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal pelo décimo mês consecutivo. Depois de uma pausa em novembro, em que desceu ao quarto lugar, a SIC regressa ao segundo posto, invertendo novamente posições com o Jornal de Notícias. Com um alcance de 3 milhões e 368 mil pessoas, a estação de Paço de Arcos sobe relativamente aos 3 milhões de duas mil pessoas registadas no mês anterior, enquanto o jornal do Global Media Group desce à quarta posição entre os meios de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, com um total de 3 milhões e 173 mil pessoas, uma subida face aos 3 milhões e 43 mil pessoas alcançadas em novembro. Já o Correio da Manhã manteve o terceiro lugar em dezembro, vendo o seu reach multiplataforma crescer dos 3 milhões e 29 mil pessoas para os 3 milhões e 228 mil pessoas.

A revista Flash também continuou, no último mês do ano, em quinto lugar, com um reach multiplataforma de 2 milhões e 640 mil pessoas, ligeiramente acima dos 2 milhões e 581 mil pessoas de novembro. Igualmente, sem alterações, NiT ocupa o sexto lugar, com um reach de 2,48 milhões de pessoas, acima dos 2,37 milhões de pessoas do penúltimo mês de 2022. No que se refere aos restantes títulos generalistas, Expresso e Diário de Notícias surgem na sétima e oitava posições, com um alcance digital, respetivamente, de 2,41 milhões e 2,12 milhões de pessoas. O primeiro sobe face aos 2,35 milhões registados no mês anterior, enquanto o segundo desce ligeiramente em comparação com os 2,15 milhões de novembro.

No segmento económico, não houve mexidas no top 3. O Jornal de Negócios manteve a primeira posição conquistada no mês anterior com um reach de 1 milhão e 465 mil pessoas, números que traduzem um crescimento significativo relativamente ao reach de 1 milhão e 276 mil pessoas registado pelo título da Cofina em novembro. O Dinheiro Vivo seguiu na segunda posição com um alcance de 601 mil pessoas, uma quebra face ao alcance de 1 milhão e 237 mil pessoas registado em novembro, e o Jornal Económico continuou em terceiro, com um  alcance de 308 mil pessoas, ainda assim, menos 30 mil do que em novembro.

Entre os desportivos, tudo na mesma também nos primeiros lugares. O Record segurou a liderança com um alcance de 1,96 milhões de pessoas, em dezembro. O Jogo continuou em segundo lugar, com um reach multiplataforma de 1, 95 milhões de pessoas e o site MaisFutebol manteve a terceira posição com um reach digital de 1,32 milhões em dezembro.

Entre os canais de televisão, TVI, SIC e RTP mantiveram os três primeiros lugares, por esta ordem. As estações de Queluz e de Paço de Arcos ocupam mesmo a primeira e segunda posições da geral. Já a RTP é a terceira entre canais, mas a 12ª no global, com um reach de 1 milhão e 671 mil pessoas nas plataformas digitais.

Entre as rádios, RFM e TSF invertem posições. A rádio do grupo Renascença Multimédia sobe ao primeiro lugar com um reach de 1 milhão e 413 mil pessoas e a rádio do Global Media Group desce ao segundo, com um alcance digital em Portugal de cerca de 1 milhão de pessoas. A Renascença mantém o terceiro lugar com 650 mil, menos oito mil do que em novembro. A Rádio Comercial segue em quarto lugar com um reach digital de 474 mil pessoas.

Na análise aos resultados por grupo de media, tudo igual em relação a novembro no top 3. A Media Capital acaba 2022 na liderança com um reach de 4 milhões e 442 mil pessoas, seguida do Global Media Group, com 4 milhões 364 mil pessoas, e do grupo Cofina com um reach multiplataforma de 4 milhões e 315 mil pessoas. A Impresa segue em quarto lugar com cerca de 4 milhões de pessoas. A Renascença volta a recuperar o quinto lugar, com 1,78 milhões, empurrando a RTP para a sexta posição com um alcance de 1,67 milhões de pessoas. A Bauer Media Audio Portugal mantém-se em sétimo, com um reach de 585 mil pessoas.

O ranking NetAudience apresenta desde maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: aproximadamente 5 milhões e 441 mil pessoas alcançadas em multiplataforma no último mês de 2022.

Deixe aqui o seu comentário