Mariana Vitorino está de saída. Sofia Lages Fernandes vai assumir liderança do Omnicom PR Group
Após duas décadas ao serviço das agências de comunicação do grupo Omnicom, Mariana Vitorino, atualmente managing director do Omnicom PR Group, está de saída para um novo projeto, confirmou a própria ao M&P, sem avançar mais detalhes sobre o seu futuro profissional. Sofia Lages Fernandes, até aqui associate director, prepara-se para assumir a liderança do grupo constituído pelas agências Porter Novelli, Ketchum e FleishmanHillard.
Mariana Vitorino, recorde-se, liderava o Omnicom PR Group desde a sua criação no mercado português, em 2018, altura em que a nova estrutura passou a agregar as operações locais das agências de comunicação Ketchum e FleishmanHillard, até então representadas em Portugal pela Ipsis. As duas marcas do grupo Omnicom juntavam-se assim à Porter Novelli, que tinha já Mariana Vitorino como managing director desde 2002, para dar corpo à nova estrutura resultante de um movimento internacional de concentração das agências de comunicação do grupo. A partir desse momento, Mariana Vitorino sobe à direção do Omnicom PR Group em Portugal, assumindo “responsabilidades pelas três agências integradas do grupo”.
Cargo que passará agora a ser assumido, após um período de transição que terá lugar nas próximas semanas, por Sofia Lages Fernandes, profissional que ocupava as funções de associate director do Omnicom PR Group desde a mesma altura, após cerca de 15 anos ao serviço da Porter Novelli, agência onde trabalhou primeiro como account director e mais tarde como communication director.
Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em Comunicação e Marketing Político pelo ISCSP e mestre em Ciência Política pela mesma instituição, Sofia Lages Fernandes iniciou o seu percurso como jornalista, passado por títulos como Público, A Bola ou Fórum Estudante.
Já na área da comunicação, passou pelo marketing da Warner Lusomundo e trabalhou como media relations na organização do Euro 2004 em Portugal, passando depois por agências de comunicação como a Media Consulting ou Multicom até integrar, em 2008, aos quadros da Porter Novelli.