ERC revela que maioria das empresas de comunicação social teve resultados positivos em 2021

Por a 6 de Janeiro de 2023

Os ativos totais das empresas de comunicação social ascenderam a quase 1.120 milhões de euros em 2021. Cerca de 65% destas tiveram resultados líquidos positivos, segundo uma análise divulgada pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

“De acordo com os dados obtidos através da Plataforma da Transparência dos Media da ERC, os ativos totais das empresas de comunicação social ascenderam, em 2021, a 1.119.679 euros. Apesar da melhoria do enquadramento macroeconómico, os ativos e os rendimentos desceram face a 2020, ainda que os resultados em termos agregados tenham melhorado”, indicou o regulador em comunicado, citado pela agência Lusa.

Em 2021, cerca de 65% das empresas de comunicação social apresentaram resultados líquidos positivos e 71% resultados operacionais ou EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) igualmente positivos.

Segundo o documento “Análise económica e financeira ao setor dos media em Portugal no ano de 2021”, a alavancagem do setor “permaneceu elevada”, sendo que a proporção de capitais próprios totais para o ativo foi de 18,8%.

No total, 81% das empresas tiveram capitais próprios positivos. 54% das empresas reportaram uma subida no rendimento em 2021, mas com menor incidência nas empresas monomedia, ou seja, as proprietárias de apenas um tipo de órgão de comunicação social.

A ERC revela ainda que “o setor da comunicação social continua a caracterizar-se pela existência de um grande número de pequenas empresas e pela concentração de rendimentos, ativos e resultados nas grandes empresas”, acrescentando que 14 empresas concentraram rendimentos de 809 milhões de euros, quando o total do setor foi de 919 milhões de euros.

No que diz respeito aos prejuízos também foram concentrados, mas nas menores empresas, com rendimentos inferiores a 100.000 euros.

O estudo da ERC afirma ainda que as empresas proprietárias de vários órgãos de comunicação social (multimédia) são mais sólidas e rentáveis do que as monomedia.

“Os segmentos com exposição a operações de internet apresentaram maiores níveis de rentabilidade do que os restantes, o que sugere que a combinação de serviços de internet com outros segmentos de comunicação social pode ser positivo”, refere.

A ERC conclui ainda que as maiores margens registam-se entre empresas de serviços de televisão por subscrição.

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