BBDO vai buscar Salvador Sobral para sensibilizar para a insuficiência cardíaca (com vídeo)
“Olhe pelo Coração. Vigie os sinais de Insuficiência Cardíaca” é a mensagem da nova campanha que a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) lançou esta segunda-feira e que conta com a participação do músico português Salvador Sobral.
O objetivo é consciencializar para o tema da Insuficiência Cardíaca, “uma doença que diz respeito a todos e não apenas aos doentes ou aos seus familiares. Além disso, pretende alertar para o facto de ser uma patologia silenciosa e, por isso, muitas vezes diagnosticada tardiamente, e até desvalorizada em detrimento de outras patologias”.
A BBDO foi a agência responsável pelo conceito criativo e identidade visual, a Initiative assegurou o planeamento de meios e a Krypton foi a produtora do spot de televisão que tem como tema a música “Amar pelos Dois”, vencedora do festival da canção, em 2017. A par da presença em TV, a campanha vai estar em rádio, imprensa, outdoor, ecrãs digitais e cinema. Os vários meios de comunicação envolvidos disponibilizaram pro bono os seus espaços para dar visibilidade a esta campanha de sensibilização que vai, simultaneamente, dar a conhecer a nova identidade visual e o reposicionamento da AADIC. O novo logótipo da associação “simboliza o coração como órgão essencial à vida e como ícone de afeto e de relação/preocupação com os outros”.
Luís Filipe Pereira, presidente da AADIC, sublinha que “após cinco anos de atividade, queremos reposicionar a missão da nossa associação. Queremos ter uma intervenção mais abrangente, que tenha impacto não apenas junto dos que sofrem de insuficiência cardíaca, os seus familiares e amigos, mas igualmente da população portuguesa em geral. Por isso, lançámos o desafio à BBDO e à Initiative para nos ajudar a materializar esta nossa ambição. Esta nova campanha e o novo logotipo é o reflexo disso mesmo.”
Pedro Gonçalves, diretor criativo BBDO Portugal, destaca que, “sendo a insuficiência cardíaca uma doença silenciosa, é fundamental que a importância do seu rastreio e diagnóstico se faça ouvir. Com esse objetivo em mente, criámos um conceito pleno de significados: ´Olhe pelo coração ́. Com ele, queremos que todos cuidem do seu órgão mais vital, mas também que façam do seu coração um vigia do coração dos que nos rodeiam. Sendo publicamente conhecida a patologia cardíaca do Salvador Sobral, ninguém melhor do que o autor de Amar Pelos Dois para associar-se à campanha para conceder-lhe a notoriedade que merece. Não como figura decorativa, mas como parte de uma ideia e de uma narrativa. Para que todos comecemos a “olhar pelo coração”.
Rui Freire, diretor geral da Initiative, salienta que “apoiar a AADIC na ideação e concretização desta campanha deixa-nos muito orgulhosos, especialmente num momento em que cada vez mais deveremos vigiar de perto os sinais ligados à área da insuficiência cardíaca. Um enorme obrigado a todos os meios que nos apoiaram na divulgação desta campanha, temos a certeza que juntos a amplificar estes alertas, teremos impacto positivo em muitas vidas com um bater de coração ainda mais feliz”.