Esta quinzena: Especial Perspetivas 2023, Viral e semana dos 4 dias

Por a 2 de Dezembro de 2022

Fique a par dos temas da mais recente edição do M&P, que está a chegar aos assinantes. A menos de um mês da entrada em 2023, o destaque vai para um trabalho onde perspetivamos como irá evoluir o investimento publicitário no próximo ano, ao mesmo tempo que nos despedimos de 2022 com o balanço de um ano em que todas as previsões pareciam ter caído por terra antes mesmo do final do primeiro trimestre mas, apesar do contexto adverso, deverá encerrar com o investimento de regresso aos níveis pré-covid.

O impacto da introdução de publicidade nas plataformas de streaming, a fragmentação da oferta e a perda de expressão dos canais free-to-air, a turbulência na medição de audiências televisivas, a transformação no out-of-home das duas principais cidades e o fim dos cookies estão entre os temas que prometem marcar o mercado publicitário em 2023 e são analisados, também nesta edição, pelos responsáveis de seis das principais agências de meios a operar no mercado português.

No jornal desta quinzena pode ler também uma entrevista com Sara Beatriz Monteiro, onde a diretora do Viral apresenta os planos do título agora que o jornal de fact-checking dedicado à saúde, lançado pela empresa do Polígrafo e resultado de um investimento na ordem dos 100 mil euros, foi aceite como membro da International Fact-Checking Network. A recetividade das agências à tão falada semana de 4 dias, num artigo onde tentamos perceber se o modelo faria sentido para a indústria criativa é outro dos temas em destaque.

Filipe Lima (Lift Eventos), Francisco Bernabé (Nielsen), Ricardo Tomé (Media Capital Digital), Vítor Cunha (JLM & Associados) e Luís Mergulhão (Omnicom Media Group Portugal) assinam os espaços de opinião. Conheça os temas em pormenor:

Especial Perspetivas 2023: Investimento supera valores pré-pandemia mas horizonte é incerto

Num ano que fica marcado pelo regresso da guerra à Europa e por níveis de inflação sem par nas últimas três décadas, todas as previsões sobre a evolução do mercado publicitário pareciam ter caído por terra antes mesmo do final do primeiro trimestre. Ainda assim, com o investimento a crescer num intervalo estimado entre os 3,5 e os 8 por cento, tudo indica que o regresso a valores pré-covid não é uma miragem. Mas a conjuntura atual aconselha um otimismo cauteloso nas perspetivas para 2023

Especial Perspetivas 2023: Cinco temas que prometem marcar o mercado publicitário

O impacto da introdução de publicidade nas plataformas de streaming, a fragmentação da oferta e a perda de expressão dos canais free-to-air, a turbulência na medição de audiências televisivas, a transformação no out-of-home das duas principais cidades e o fim dos cookies analisados pelos responsáveis de seis das principais agências de meios a operar no mercado português

Agências dizem sim ao híbrido e abrem a porta à semana dos 4 dias

Depois de Islândia, Nova Zelândia, Bélgica, Espanha ou Suécia, está a chegar a vez de Portugal experimentar a tão falada semana de quatro dias. O projeto vai ser testado no privado, em 2023, mas há empresas que se adiantaram e para quem a palavra flexibilidade já faz parte do léxico. É o caso de algumas agências com quem o M&P falou para perceber se a adoção deste modelo faz sentido na indústria criativa

Uma marca para um milhão de clientes

A Floene é a nova marca da rede de gás que tem mais de um milhão de clientes. O rebranding esteve a cargo da Ivity

Entrevista: “O Viral tem um potencial de crescimento enorme”

O jornal de fact-checking dedicado à saúde, lançado pela empresa do Polígrafo, foi aceite como membro da International Fact-Checking Network. Resultando de um investimento de 100 mil euros, a diretora do título, Sara Beatriz Monteiro, apresenta os planos do Viral

Mais do que eventos, importa produzir marketing stunts

Opinião de Filipe Lima, events and production director na Lift Eventos


Como podem os anunciantes melhorar o ROI

Relatório da Nielsen examina o impacto do retorno do investimento atual e revela o que as marcas devem fazer para ser mais competitivas

Investimento vs mudanças de consumo

Opinião de Francisco Bernabé, regional VP Sales EMEA Marketing Effectiveness da Nielsen

Um dia na vida de…

Miguel Durão, creative partner da Stream and Tough Guy

O click do clique, a Lei de Henry e águas com gás

Artigo de opinião de Ricardo Tomé, diretor coordenador da Media Capital Digital e docente na Católica Lisbon School of Business and Economics

Os dias de ontem e os de amanhã

Artigo de opinião de Vítor Cunha, administrador da JLM & Associados

End of the Year Tweets

Artigo de opinião de Luís Mergulhão, CEO do Omnicom Media Group Portugal

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