Contas feitas ao investimento publicitário até novembro
O Continente continua, a um mês do encerramento do ano, a assumir-se como o maior anunciante do mercado português. Contabilizados os meses de janeiro a novembro, a insígnia da Sonae totaliza um investimento, a preços de tabela, na ordem dos 383,9 milhões de euros. Fuel e Carat lideram, segundo dados MediaMonitor, o investimento publicitário movimentado por agências criativas e agências de meios.
A NOS, igualmente detida pela Sonae e terceiro maior anunciante do mercado nacional até outubro, sobe em novembro à segunda posição. Com aproximadamente 359 milhões de euros, a preços de tabela, investidos no período entre janeiro e novembro, a operadora de telecomunicações supera os investimentos registados no acumulado destes 11 meses pela Unilever FIMA, que ocupa agora a terceira posição, com um investimento a rondar os 344,2 milhões de euros. A completar o top 5 dos anunciantes encontram-se a Altice (335 milhões) e o Lidl (282,4 milhões).
A um mês do final de 2022, a Carat mantém-se como a agência de meios que movimentou maior volume de investimento publicitário. Segundo dados MediaMonitor, a preços de tabela, a agência da Dentsu foi responsável por um investimento na ordem dos 1.454,2 milhões de euros. A segunda posição é ocupada pela Arena Media ao somar um investimento de 1.327,3 milhões de euros, seguida pela OMD, que encerra o período compreendido entre janeiro e novembro com 1.149,2 milhões de euros movimentados. Initiative (1.043 milhões) e Wavemaker (899 milhões) completam o top 5.
Também entre as agências criativas, no mesmo período, a liderança segue nas mãos da Fuel, responsável por uma presença em meios avaliada em perto de 763,2 milhões de euros, a preços de tabela. Seguem-se a Havas, do mesmo grupo, com 574,2 milhões, e a Partners, com 544 milhões. A completar as cinco primeiras posições estão a VMLY&R (535,4 milhões) e a agência portuguesa O Escritório (483,9 milhões).
Analisando apenas os dados do mês de novembro, o primeiro lugar entre os anunciantes pertenceu à L’Oréal (43,5 milhões de euros a preços de tabela). Do lado das agências de meios, a liderança em novembro pertenceu à Arena Media (164,3 milhões). Já entre as agências criativas, foi a Fuel a ocupar a primeira posição (101,1 milhões).