True arranca em janeiro pelas mãos do Público para facilitar criação de jornais escolares digitais

Por a 24 de Novembro de 2022

Já tem data para arrancar o True, iniciativa do jornal Público que vai ajudar alunos do 7º ao 12º ano a criarem jornais digitais escolares em todo o país. Uma parceria com a Universidade de Aveiro e com a empresa de tecnologias digitais MOG. O objetivo é incentivar os mais novos a construírem, eles próprios, notícias e jornais online.

De acordo com o diretor adjunto do Público, David Pontes, citado pelo próprio matutino, “a iniciativa pretende levar o digital ao jornalismo escolar”, estando já a ser construído um backoffice para o efeito. “Explicando para um leigo, é um WordPress para jornais escolares”, adianta.

Ainda segundo David Pontes, o True vai “acompanhar a escrita com questões de ortografia, que é importante no público-alvo e também com links para outras notícias que digam respeito àquela matéria, com uma ferramenta que diga se há plágio, com uma credenciação das fontes que são usadas”. O Público compromete-se  a acompanhar a construção dos vários jornais escolares, mas as escolas terão de inscrever-se no projeto.

Esta não é a única iniciativa do diário da Sonaecom ao nível dos projetos de combate à desinformação e da responsabilidade social. Já esta terça feira, 22 de novembro, Dia da Literacia Mediática, o Público anunciou a 4ª edição do PSuperior, que irá oferecer 5 mil assinaturas digitais a estudantes do ensino superior. O Público dinamiza ainda outros projetos, tais como o Público na Escola, Vozes de Gaia e Artéria.

Deixe aqui o seu comentário