Por onde andou o investimento publicitário até outubro?

Por a 21 de Novembro de 2022

O Continente, marca que teve maior presença em meios ao longo do mês de outubro, posicionou-se como o maior anunciante do mercado português nos primeiros 10 meses do ano. A insígnia Sonae totalizou um investimento, a preços de tabela, na ordem dos 343,7 milhões de euros. Fuel e Carat lideram, segundo dados MediaMonitor, o investimento publicitário movimentado por agências criativas e agências de meios entre janeiro e outubro.

Entre os anunciantes, a Unilever FIMA surge na segunda posição, tendo investido até outubro uma verba a rondar os 322,5 milhões de euros, segundo valores a preços de tabela do ranking compilado pela Marktest. Com 321,1 milhões de euros investidos entre janeiro e outubro deste ano, a NOS encerra o top 3. Altice e Lidl, com investimentos na ordem dos 313,2 milhões e 255,7 milhões de euros, completam o lote das cinco marcas com maior presença em meios este ano numa altura em que faltam apenas dois meses para fechar as contas de 2022.

A Carat chega a outubro como a agência de meios que movimentou maior volume de investimento publicitário. Segundo dados MediaMonitor, a preços de tabela, a agência da Dentsu foi responsável por um investimento na ordem dos 1,32 mil milhões de euros, a preços de tabela. A segunda posição é ocupada pela Arena Media ao somar um investimento de 1,16 mil milhões de euros, seguida pela OMD, que encerra o período compreendido entre janeiro e outubro com 1,04 mil milhões de euros movimentados. Initiative (953,3 milhões) e Wavemaker (801,5 milhões) completam o top 5.

Entre as agências criativas, no mesmo período, a liderança pertence à Fuel, responsável por uma presença em meios avaliada em 661,3 milhões de euros, a preços de tabela. Seguem-se a Havas, do mesmo grupo, com 511,3 milhões, e a Partners, com 494,9 milhões). A completar as cinco primeiras posições estão a VMLY&R (479,3 milhões) e a agência portuguesa O Escritório (448,4 milhões).

Analisando isoladamente os dados do último mês, o primeiro lugar entre os anunciantes pertenceu igualmente ao Continente (39,6 milhões de euros a preços de tabela). Do lado das agências de meios, tal como entre as agências criativas, não há alterações relativamente às contas dos primeiros 10 meses do ano: as liderança em outubro pertenceram também à Carat (155,9 milhões) e à Fuel (85,6 milhões).

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