A primeira semana do Mundial de Futebol nas audiências e no investimento publicitário em TV

Por a 28 de Novembro de 2022

A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P

A primeira semana do Mundial do Catar fica marcada por alguns resultados surpreendentes dentro de campo. O jogo de Portugal vs Gana a ser o mais visto, registando uma audiência total de 4.1 milhões de telespetadores. Desde o início do Mundial, no passado dia 20 de novembro, que podemos ver o impacto no share dos canais FTA que transmitem os jogos do Mundial. SIC, TVI e RTP1 apresentaram um aumento do share desde o início da competição, e como consequência outros canais PAY TV verificaram uma diminuição. A TVI, no dia 24 de novembro, registou o share total no dia mais alto deste ano com 22.2% de share, devido à transmissão do jogo de Portugal x Gana.

Share canais período Mundial 2022

Desde o início do torneio (de 20 a 27 de novembro), a TVI e SIC registaram o mesmo share de 16.6%, e a RTP1 12.5%. Todos os canais que transmitiram jogos do Mundial do Qatar (RTP1, SIC, TVI e SporTV) verificam um aumento face à média do mês de outubro. Até ao momento, a RTP1 é a estação televisiva que registou um maior aumento (+2.5p.p), sendo também o canal que transmitiu mais jogos (9 no total). Apesar de ter transmitido apenas dois jogos, a TVI registou um aumento de 1.2p.p, com o jogo de Portugal a ser o principal impulsionador deste crescimento. A SIC transmitiu dois jogos (França x Austrália às 19h e Espanha x Costa Rica às 16h) que apesar de serem de seleções candidatas a vencer o Mundial provocaram pouco impacto nas audiências da SIC tendo esta crescido face à média de outubro apenas 0.5p.p.

Jogos mais vistos

Relativamente aos jogos mais vistos, como seria expetável, o jogo Portugal x Gana foi o jogo mais visto até ao momento, seguindo-se o Brasil x Sérvia e o Argentina x México, que completam o top 3. Na Sport TV, o jogo mais visto foi o jogo entre Espanha x Alemanha, um dos jogos mais aguardados desta fase de grupos.

Publicidade durante os jogos do Mundial 2022 em canal aberto

O top 10 de marcas que mais investiram, de 20 a 24 de novembro em canal aberto, perfizeram um total de 61% dos investimentos publicitários em valores tabela. Continente, BPI (patrocinadores oficiais da seleção nacional) e Audi destacaram-se como as principais marcas que mais investiram nos jogos do Mundial em canal em aberto.

Relativamente ao jogo de Portugal x Gana, transmitido na TVI, NOS, Hyundai e Remax foram as marcas que mais investiram nos breaks publicitários. O top 10 de marcas que comunicaram durante o jogo Portugal x Gana representou 85% do investimento total. De realçar que as marcas patrocinadoras da seleção nacional como BPI, Galp e Placard ficaram em 4º, 6º e 8º lugares, respetivamente.

Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em YUMI – Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia. Outros: Visionamento em diferido de alguns canais, visionamento residual de canais não auditados e outras utilizações da TV como streaming e consolas

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