NetAudience: TVI cresce no digital e consolida liderança

Por a 13 de Outubro de 2022

A TVI reforçou a sua posição de liderança no digital em setembro, mês em que estação de Queluz viu o seu reach multiplataforma atingir os 3 milhões e 656 mil pessoas. Números que traduzem, segundo dados da Marktest, um crescimento face aos 3 milhões e 536 mil pessoas alcançadas pelo canal através das suas plataformas digitais no mês anterior e que garantem à estação detida pela Media Capital a consolidação do estatuto, que mantém pelo sétimo mês consecutivo, de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal. Na segunda posição do ranking NetAudience surge agora a SIC, que sobe duas posições ao registar um reach multiplataforma na ordem dos 3 milhões e 267 mil pessoas. Um resultado que coloca a estação de Paço de Arcos novamente na fasquia dos 3 milhões depois de um mês de agosto em que ficou pelos 2 milhões 964 mil pessoas alcançadas no digital, o que lhe valeu a descida ao quarto lugar.

O Jornal de Notícias, que tinha recuperado a terceira posição em agosto, mantém-se no mesmo lugar em setembro apesar de um recuo no seu reach multiplataforma já que o Correio da Manhã, que ocupava a segunda posição, regista igualmente uma descida que o empurra para o quarto posto. De acordo com os dados da Marktest, o título do Global Media Group passa a liderar entre os jornais apesar de ter visto o seu alcance digital diminuir dos 3 milhões e 190 mil pessoas em agosto para cerca de 3 milhões e 139 mil pessoas no mês de setembro. O diário da Cofina regista no último mês um alcance digital de 2 milhões e 973 mil pessoas, números que comparam com os 3 milhões e 302 mil pessoas alcançadas em agosto.

A encerrar o top 5 surge em setembro a Flash, com um reach de 2 milhões e 544 mil pessoas, ultrapassando o Expresso. O semanário da Impresa vê o seu reach multiplataforma descer dos 2 milhões e 843 mil pessoas alcançadas durante o mês de agosto para 2 milhões e 536 mil pessoas em setembro.

Entre os títulos do segmento económico, Dinheiro Vivo e Jornal de Negócios voltam a trocar de posições, com a marca de informação económica da Global Media a ultrapassar novamente o título da Cofina depois de ter liderado o segmento também em julho. Após ter caído dos 1,17 milhões para cerca de 611 mil pessoas, o Dinheiro Vivo recupera a dianteira ao crescer para os 1,52 milhões em setembro. O Jornal de Negócios, que liderou o segmento em agosto, também cresce, mas passa de 1,11 milhões de pessoas para 1,37 milhões alcançadas no último mês. Segue-se o Jornal Económico, que regista nova quebra do reach, descendo das 394 mil pessoas no mês anterior para perto de 298 mil pessoas em setembro.

Na análise aos desportivos, a liderança mantém-se nas mãos do Record apesar de o título da Cofina registar um recuo dos 1,83 milhões de pessoas alcançadas no digital em agosto para 1,68 milhões em setembro. O Jogo segue de perto ao apresentar uma descida mais ligeira, passando de 1,68 milhões para 1,60 milhões no último mês. Segue-se o site MaisFutebol, que vê o seu reach digital aumentar de 1,03 milhões de pessoas alcançadas para 1,19 milhões em setembro.

Entre as estações de televisão, além da TVI e da SIC, que ocupam os dois primeiros lugares no ranking geral, segue-se a RTP, que desce em setembro da 12ª à 14ª posição, com o reach multiplataforma a manter-se em linha com o mês anterior: 1,35 milhões de pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais. Nas rádios, a TSF, regressada ao ranking da Marktest em janeiro, mantém o estatuto de estação com maior alcance digital em Portugal, registando um crescimento dos 1,11 milhões de pessoas alcançadas em agosto para aproximadamente 1,3 milhões no último mês. Na segunda posição volta a surgir a RFM, que regista, no entanto, um recuo no reach digital de 855 mil pessoas para cerca de 725 mil alcançadas em setembro. A Renascença, que se mantém em linha com o mês anterior, passando de 516 mil para 517 mil pessoas alcançadas, sobe ao terceiro lugar já que a Rádio Comercial vê o reach digital recuar das 543 mil para cerca de 396 mil pessoas alcançadas no último mês.

Analisando os resultados por grupo de media, a liderança permanece, pelo quinto mês consecutivo, com o Global Media Group. Apesar de manter o estatuto de líder, o grupo que detém títulos como DN, JN, O Jogo ou TSF regista uma ligeira diminuição no alcance das suas plataformas digitais, dos 4 milhões e 302 mil pessoas para cerca de 4 milhões e 299 mil pessoas. A Media Capital, que em junho deixou de contabilizar o alcance digital das rádios entretanto vendidas à Bauer, regressa em setembro à segunda posição, reforçando o reach dos 4 milhões e 251 mil pessoas para os 4 milhões e 263 mil pessoas. Já a Cofina, que vê o seu reach multiplataforma recuar dos 4 milhões e 291 mil pessoas para perto de 4 milhões e 193 mil pessoas, ocupa em setembro a terceira posição do ranking da Marktest. A Impresa, que se mantém no quarto lugar, regista uma subida face aos resultados obtidos em agosto, crescendo dos 3 milhões e 919 mil pessoas alcançadas no último mês através das suas plataformas digitais para 3 milhões e 933 mil pessoas. Seguem-se a RTP (1,35 milhões), a Renascença Multimédia (1,19 milhões) e a Bauer Media Audio Portugal (490 mil pessoas).

O ranking NetAudience apresenta desde maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: aproximadamente 5 milhões e 424 mil pessoas alcançadas em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário