Divergente com reportagem multimédia premiada no festival Prix Europa

Por a 31 de Outubro de 2022

A revista digital Divergente foi o único meio de comunicação português distinguido no festival Prix Europa graças à reportagem multimédia “Por ti, Portugal, eu juro!”. Este trabalho, que aborda o período da Guerra Colonial para contar a história dos comandos africanos da Guiné “abandonados à sua sorte” no pós-25 de Abril, foi considerado o “melhor projeto online europeu do ano”.

“Para as pessoas que não sabem, somos um pequeno projeto de média independente, de apenas quatro pessoas. Tem sido uma luta continuarmos a fazer o que amamos, continuar a fazer webdocumentários que não sejam apenas ricos em conteúdo, mas também bonitos de ver, interessantes, aliciantes”, salientou Diogo Cardoso, jornalista da Divergente, que esteve presentes na cerimónia de entrega de prémios que decorreu na sexta-feira.

A jornalista Sofia da Palma Rodrigues deixou ainda um agradecimento “aos 20 homens que aceitaram contar-nos a sua história, que aceitaram mostrar a Portugal e à Europa que a nossa História não é só aquela que aprendemos nos livros”. “E, por isso, é importante interpretá-la com um olhar crítico”, defendeu a jornalista da plataforma Divergente.

Deixe aqui o seu comentário