Número de espetadores de cinema já está acima do total de 2021
Os cinemas portugueses tiveram, até agosto, mais espectadores do que na totalidade da exibição comercial em 2021, refere o mais recente relatório do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Até agosto deste ano contabilizaram-se cerca de seis milhões de espectadores, número que superam os 5,4 milhões de bilhetes emitidos e ao longo de 2021. Tal como aconteceu em julho, a exibição de cinema em agosto voltou a ultrapassar a casa de um milhão de espectadores o que representa um aumento de 36 por cento face a agosto de 2021.
Dos seis milhões de espectadores registados este ano nas salas de cinema, 2,6 milhões viram filmes distribuídos pela NOS Lusomundo Audiovisuais, que se mantém líder de mercado, e 2,1 milhões de pessoas viram filmes distribuídos pela Cinemundo.
Em agosto, o filme mais visto em sala de cinema foi a produção portuguesa Curral de Moinas – Os Banqueiros do Povo, de Miguel Cadilhe, com 210.459 espectadores. Estreada a 11 de agosto, é já filme português com maior audiência em sala este ano.
O filme mais visto em 2022 continua a ser Top Gun: Maverick, de Joseph Kosinski, que soma 695.290 espectadores.